Enquanto você procura um apartamento para alugar, precisa estudar um novo idioma, aprender as manhas da cidade, fazer o almoço TODO em 1 panela, comprar um tênis, escrever um blog... uma semana não é suficiente! ahhhhh... essa vida de imigrante não é fácil mesmo. Com o tempo tudo passa a ser rotina, eu sei, mas enquanto isso a gente vai vivendo nessa loucura que é essa nova vida. Mas vamos deixar as reclamações de lado e vamos ao que interessa, as boas histórias!

O curso de inglês nos levou essa semana para uma Field Trip à Capital (excursão, aquela com farofa, batuque no fundão... mas para ficar mais chique a gente diz que é Field Trip, tendeu?). Foi um ótimo exercício para praticar o idioma e conhecer um pouco da história do país (vai, não tanto porque entender tudo o que aquele guia falava era difícil, mas nada que o wikipedia não possa resolver depois). Nunca falei tanto inglês na minha vida! cheguei em casa tonta, para falar português tinha um delay entre o que eu pensava e o que eu falava de um minuto, coisa de doido.

A viagem foi muito legal, rendeu boas fotos e muita história pra contar. Então vamos lá, do começo:

O Canadá é um estado federal com uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional tendo a Rainha Elizabeth II como chefe de Estado, mas como a rainha fica lá na Inglaterra, um Governador-Geral é eleito como seu representante aqui no Canadá. O Governador-Geral age como Chefe de Estado. Antigamente, os governadores-gerais do Canadá eram membros da nobreza britânica, mas desde 1952 tem havido uma nova política de designar cidadãos canadenses para o cargo. Um cidadão que tem um histórico distinto de serviço público à nação é indicado para o posto de Governador-Geral pelo Primeiro-Ministro do Canadá e a nomeação formal é feita pelo monarca do Reino Unido.

Ottawa é a capital do Canadá, começou a ser colonizada em 1800, então com o nome de Bytown. Está localizada no Vale de Ottawa, na província de Ontário, as margens do Rio Ottawa, que é uma das principais vias navegáveis, ​​formando uma fronteira natural entre as províncias de Ontário e Quebec.


Três Rios atravessam a cidade: O rio Ottawa, o rio Gatineau e o Canal Rideu.

O canal rideau foi contruído em 1832. A intenção era proporcionar uma rota segura entre Montreal e Kingston, no Lago Ontário, contornando o trecho do rio St. Lawrence. A construção do canal começou no extremo norte, onde havia um quartel militar, que mais tarde tornou-se Parliament Hill.

O lado oeste do rio Ottawa, tornou-se conhecido como "Uppertown", onde estão os edifícios do Parlamento, enquanto o lado leste do canal era conhecido como o "Lowertown". Bytown foi rebatizado de Ottawa em 1855, quando foi incorporado como uma cidade. Uppertow hoje é Ontario e Lowertown, Quebec.

Ottawa foi declara capital em 31 dezembro de 1857, pela rainha Victoria. As principais razões da sua escolha foram: 1) foi a única colônia de tamanho significativo situado na fronteira do Canadá, Upper e Lower (atual Quebec e Ontário); 2) a guerra de 1812 tinha mostrado o quão vulneráveis ​​às principais cidades canadenses eram ao ataque norte-americano, já que eram todos situados muito perto da fronteira, enquanto Ottawa era então cercada por densa floresta; e 3) o governo possuía uma grande parcela de terra em um local espetacular com vista para o rio Ottawa.

O complexo parlamentar é composto por três edifícios dispostos em torno de três lados do gramado central. Foram construídos entre 1859 e 1865. O Bloco Central é o Parlamento, contém o Senado e Câmaras dos Comuns, é liderado pela Torre da Paz e a Biblioteca na parte norte. Os edifícios laterais são os escritórios dos ministros e senadores, bem como salas de reunião e outros espaços administrativos. O estilo arquitetônico Gothic Revival tem sido usado para unificar as três construções, apesar do Parlamento ser uma contrução mais moderna.

Escritórios administrativos - East Block
Escritório administrativo - West Block
House of Commons
Senate - Trono da Rainha

Biblioteca
Biblioteca - cúpula vista externa

Parliament Hill (em francês: Colline du Parlement), coloquialmente conhecido como The Hill, atrai cerca de 3 milhões de visitantes por ano, a Torre da Paz, onde há um relógio, possue 89 metros de altura.O Parliament Hill é o símbolo da capital.

Em 2009 a população de Ottawa-Gatineau foi estimada em 1.220.674. Em 2010, entre as cidades das Américas, Ottawa é considerada a segunda melhor em qualidade de vida e 14 º do mundo, segundo a "Mercer Human Resource Consulting Quality of Living Survey". Também foi considerada a terceira cidade mais limpa do mundo em 2010.

O canal Rideu durante o inverno se torna o maior rinque de patinação do mundo.

Parliamente Hill - vista de Gatineau/Quebec

E como não poderia deixar passar, muitas fotos de Tulipas! Essas foram tiradas no parque Dow's Lake, onde encontra-se a maior concentração de tulipas plantadas. O festival já tinha acabado, mas as tulipas continuavam la, maravilhosas!









Uma celebração fundada na amizade

No início de junho de 1940, a Princesa Juliana da Holanda e suas duas filhas pequenas embarcaram secretamente em um navio holandês. Depois de uma longa viagem por mar elas chegaram ao Canadá, se instalando na Casa do Governo de Ottawa onde ficaram exiladas por 3 anos. Em 1943, nascia a terceira filha da Princesa Juliana e do Príncipe Bernhard, a Princesa Margriet Francisca. Para garantir a cidadania Holandesa ao bebê, o governo canadense cedeu temporarimente um quarto no Ottawa Civic Hospital para a Holanda, tornando este espaço território internacional. Em 19 de janeiro de 1943 a bandeira Holandesa era hasteada na Torre da Paz do Parlamento e a Princesa Margriet nascia cidadã Holandesa em território Holandês no seu seguro refúgio.


Quando a guerra terminou, a princesa Juliana enviou ao povo canadense muitos presentes, incluíndo 100 mil bulbos de tulipas à Capital do Canadá, em agradecimento pela participação das tropas canadenses na libertação da Holanda e ao refúgio concedido. A Holanda envia 20 mil bulbos de Tulipa todos os anos desde então.

O primeiro Tulip Festival foi realizado em 1953, liderado pelo Conselho de Comércio de Ottawa, por sugestão do mundialmente renomado fotógrafo Malak Karsh. Karsh é considerado o fundador do festival.



Esse ano o festival comemora sua 59º edição, é considerado o maior festival de tulipas do mundo, se tornou um ritual da primavera e um dos mais queridos evento culturais do Canadá.

O Tulip Festival é comemorado como um símbolo de Paz e Amizade internacional. É realizado no mês de maio em Ottawa e Gatineau. O pavilhão Internacional no Major's Hill Park é composto por mais de 20 embaixadas parceiras e grupos culturais locais que apresentam sua cultura e suas origens aos turistas e frequentadores do festival, também inclui espetáculos musicais, exposições e cozinha internacional. A maior exposição de tulipas é encontrada no Commissioners Park, às margens do Lago da Dow, e ao longo do Canal Rideau.


Curiosidade: a cantora canadense Alanis Morissette fez sua primeira aparição no festival de 1987, com 12 anos de idade.


Fontes: Wikipedia e Canadian Tulip Festival
Quando você chega num lugar pela primeira vez tudo é novidade. Você anda pra lá e pra cá e vê tanta coisa nova que até confude a ordem dos acontecimentos,  normal... mas aí as coisas começam a se acalmar e então surgem as primeiras dificuldades.

Tive a sensação de ter voltado à crise da adolescência "Porque ninguém me entende?!?!?!"

A pedra no meu sapato era o idioma. Eu queria falar, mas tinha um medo danado de grande, coisa de gente brejeira...só pode. Era medo de sair sozinha, de precisar perguntar alguma coisa, de alguém me perguntar alguma coisa. Socorro! Pra piorar esse meu sentimento, aqui quase todo mundo fala os dois idiomas, você chega e a pessoa já engata um "Hi, Bonjour"; e então você se sente um completo analfabeto. Antes de enfiar a cabeça num saco eu pensava: é melhor então ficar em casa. Isso me deixou muito triste por alguns dias.  

Mas como diz Alcione, nada como um dia após o outro... Os dia passaram, fui perdendo a brejeirice do campo, me arriscando aqui e acolá. De repente eu estava falando inglês (não pelos cotovelos como estou acostumada, mas tentando... rss).

E claro, o que não me faltam são situações engraçadas, outro dia entrou uma pessoa no elevador enquanto eu estava distraída com o mapa do metrô e me cumprimentou com um "Hi". Demorei uns 30 segundos pra responder qual tamanha foi minha emoção. "Essa foi a primeira vez que alguém me cumprimentou nesse prédio!", faz idéia disso? Sempre vejo indianos, asiáticos, indianos, brasileiros algumas vezes, indianos and asiáticos. Mas nunca nenhum disse um educado e simpático "Hi" pra mim! enfim, aí o simpático asiático, interessado pela minha pessoa que manuseava desastrosamente o mapa do metrô, puxou assunto. Perguntou o que eu estava procurando no mapa, de onde eu era, onde eu estudava. Essa foi a primeira criatura simpática que eu conhecia nesse prédio, mas o problema é que o vizinho desembestou a falar comigo e meu repertório "Inglistíco" acabou, aí não teve jeito, dei linha na pipa, mandei  um bye bye e lá fui toda contente e feliz fazer minhas comprinhas, me sentindo a poliglota... rsss

É muito comum alguém me pedir informação na rua. Tô dando informação gente, olha isso?! Devo ter a maior cara de "Can I help you?" só, pode... é nessa hora que eu ponho em prática a aula de "Prepositions of Place".

No curso, coisas semelhantes e muito engraçadas costumam acontecer. Imagina, são alunos de todos os lugares do mundo, cada um com seu sotaque, sem saber falar inglês, tentando falar inglês, sai muita abobrinha. Fico imaginando o que pensa o professor quando ouve os alunos conversando durante o intervalo. Outro dia, o colega Iraquiano levou algumas cartas e começou a fazer mágicas, o francês perguntou o que era aquilo e eu intrometida falei "magic", aí o coleguinha taiuanês não entendeu o que eu estava falando, peguei meu dicionário, ele leu e procurou no dicionário dele. Achei isso um máximo. Inglês > Português > Inglês > Chinês translation!

O professor, tadinho... sofre. 98% da sala fala francês (os 2% são o professor e eu) quando alguém não entende alguma coisa (quase sempre) o coitadinho faz de tudo pra explicar. Até agora, só faltou plantar bananeira, do resto já vi de tudo, de criança feliz quebrando o nariz a sapo coachando na beira do rio.

Pra falar com franqueza, acho que a experiência mais intensa que eu já tive até agora foi na última quarta-feira, quando eu tive que comprar passagens na rodoviária e na estação de trem. Achei que não fosse conseguir sair de casa, tremia só de pensar em chegar no guichê e pedir pra dona lá: "uma passagem pra Ottawa, please". Sério, antes de sair eu fiz terapia no espelho: você é turista, você é turista, você é turista! Entoei esse mantra 30 vezes, segurei na mão de Nossa Senhora dos Imigrantes Analfabetos, respirei fundo e fui. Já na rodoviário o primeiro problema: A passagem estava From: Montreal to: Ottawa, e eu queria o contrário!!! Volto lá, me explico toda, peço mil desculpas, My mistake! Sorry! e enfim, consigo a passagem do jeitim que eu queria, ufa! Certo, agora a segunda parte, o trem. Mas Nossa Senhora dos Imigrantes Desajeitados e Analfabetos num "faiá", colocou um moço pra me atender que era pura simpatia, falava um inglês bemmmm quebeca, o que me fez sentir super a vontade pra falar o meu inglês super portuseca! Pronto, passagens compradas. Enfim, vou pra Ottawa!

Olhar as passagens me faz sentir feliz, claro, porque eu vou viajar e isso sempre é muuuuuito bom, mas muito mais que isso, eu que as comprei, sozinha-inha-inha, ALONE, unicamente eu, solamente io. Essas coisas fazem um bem danado pra gente, a auto-estima dá uma esticaaaaada, vai lá pra cima. E agora eu só consigo pensar em todas as boas oportunidades que um novo idioma pode trazer pra minha vida. Bom D+!

Olhas as danadinhas aí:



Ahhh então, tô indo para o Tulip Festival em Ottawa!
Semana que vem, nesse mesmo canal, Flores para vocês!
No Rio, basta chover que o Carioca já tasca seu casaco do armário (e nem precisa estar tão frio) e lá vai ele todo embrulhadinho pela rua. No Canadá basta abrir o sol (e nem precisa estar tão quente) que o povo se espalha todo pimpão na graminha do jardim.

Dá pra entender isso?
Vou tentar ilustrar pra ficar melhor. 

20°C no Rio de Janeiro:



20°C em Montreal:



Agora me diz, tô  mentindo? rsss