C/C: Para Mãe Natureza

Querido São Pedro,

Antes de mais nada queria te parabenizar pelo excelente trabalho com a preparação da cidade para o natal. As guirlandas dos postes, o pequenos pinheirinhos dos canteiros, os enfeites natalinos dos quintais das casas, as luzinhas das varandas, as vitrines da lojas, os carros, as ruas, as avenidas e o telhado das casas, estão todo em perfeita harmonia decorativa com a neve que você mandou. Parabéns!


Mas Pedro, sem querer criticar o seu excelente trabalho, mas acho que você não deveria se deixar influenciar pelo comércio. Eu sei, a pressão é grande, os enfeites são bonitos, a músicas gruda  na cabeça... Mas Pedrão, é comércio! Seja forte! Ó, eu estou resistindo bravamente, todas as vezes que me pego cantarolando uma cantiga natalina, eu emendo com outra qualquer e disfarço. Não sei pra quem, mas disfarço!

Poxa Pedrão, a grama ainda estava verde, olhei lá pra fora agora a pouco e não dá nem pra ver a pontinha do gravetinho, tá tudo coberto de branco!  Essa semana mesmo, lá no começo ainda, quando você não tinha sido contagiado pelo clima do natal, eu me lembro de ter olhado por essa mesma janela, e visto a grama verde. Até pensei: Nossa, grama é muito resistente, apesar do frio que está fazendo, dos cachorrinhos andando por cima dela, das cacás e pipís, ela está lá, verdinha e bonita. Cheguei até a pensar que ela estava mais verde agora diante dessas adversidades, do que no primavera, aquela estação que eu tanto amo. Mas daí veio você, com a sua decoração, e congelou a pobrezinha. Probrezinha da grama Pedrão! Foi um pouquinho de exagero, não foi?


Você mais do que ninguém sabe que eu não sou muito fã do outono. Ver as folhinhas amarelando, os patinhos e os passarinhos partindo para o sul, os frio chegando... me deixam melancólica, não sabe? E você sabe também a surpresa gostosa que é, não ter neve durante toooodo o mês de novembro e dezembro, e esperar que os primeiros floquinhos cinematográficos caiam pela janela, na noite do dia 24. Fica aquele suspense! Que momento mágico. Posso fechar agora meus olhos e ver uma criança com seus olhinhos brilhando numa janela, na noite de natal. Sonhando com o bom velhinho e suas renas numa linda e mágica noite branca. É um sentimento tão bom, de que tudo é possível! Mas dessa vez, a neve chegou ainda com algumas folhinhas amarelas por aí...

É importante ter neve, mas deixa chegar Dezembro pra dar mais emoção. Pra gente patinar, esquiar e fazer skibunda. Até o bom velhinho precisa de neve para tornar todos esses sonhos reais... é por ela que ele desliza o seu trenó pelos telhados das casas. Eu sei disso, eu vi num filme! E falando em Noel, você já o viu esse ano? Eu acho que ele está uns quilinhos mais magro. Sim, estou te dizendo, eu o vi ontem mesmo no shopping... sinceramente, esse Noel é outro que se deixou influenciar pelo comércio, antigamente eu o via lá pelo dia 24, distribuindo balas pelo Bairro Aparecida sobre uma saveiro branca cheia de laços. Agora, novembro mal começa e ele já está todo serelepe no shopping posando pra foto. E, isso mesmo, foto! Na época da saveiro não tinha essas chiquezas não, ela um tchauzinho e pronto. Agora está fazendo dieta, e pelo visto  deve ter contratado mais duendes para trabalhar enquanto ele posa para foto... não, pensando bem, ele deve ter terceirizado o serviço para os Oompa-loompas, eles sim sabem administrar tarefas como ninguém, e o Noel, ahhh... esse adora "delegar" tarefas.... Tá sempre dizendo que o presente só depende do seu trabalho durante o ano todo... Um pena sabe? Eu até gostava como era antes. Era mais místico... aquele tchau de cima da saveiro... num dava nem tempo de dizer: Papai noel, não esquece a minha Caloi!

Acabo de ver o cornudo de la mota niveladora limpado toda a cage lá fora... tá ficando difícil assim... antigamente, eu digo, há uns quase 4 anos quando eu me tornei vizinha do circulo polar ártico  era... "hoy nevó, que linda é la neve, acorde e tudo estava cobierdo de branco como una target postal..." E agora estou conseguindo me concentrar só na parte parte do "mierda blanca"... (se não sabe do que estou falando clique aqui). Novembro ainda Pedroca! A ultima neve do inverno 2014 foi quando? Junho?



O pessoal de Buffalo também não está nada feliz com essa sua animação em decorar a cidade, e estão dizendo por aí que você exagerou  (tá vendo, não sou só eu). Rolou uma baguncinha por lá, não foi Pedrinho? Pessoal não sai na rua, não sai de carro, não sai a pé, não abre nem a porta da frente!!! Bem, quero dizer, tem alguns que estão até conseguindo abrir...



A prefeitura falou que vai demorar alguns dias pra limpar a bagunça... se você quer o conselho de quem te gosta muito, não apareça por lá tão cedo... deixa passar dezembro, janeiro até, se der... pessoal está bem bravo por lá...

Bom Pedrinho, vou terminando por aqui, quero mais uma vez te parabenizar por esse lindo trabalho decorando todo o território aqui do norte. E só mais uma coisinha, não vai gastar toda a energia produzindo gelo aqui pra cima e esquecer de mandar um ar fresco lá pra baixo, tá? As vezes eu acho que você se empolga tanto com o natal por aqui e depois tem que fazer racionamento de energia, deixando Dezembro no tropico de capricórnio num verdadeiro caldeirão do Luciraldo. Não me faça ficar com saudade dos graus negativos de Dezembro não, tá? Seja amigo!

Um grande abraço,
de quem te adora e admira muito.


______________
imagens
facebook.com/Meanwhile-in-Canada
nbcnews.com/
google

Me recuso, me recuso e me recuso!
Me recuso a usar casaco.
Me recuso!
Tá... tenho que usar, né?
Afinal estou no Canadá e isso é uma questão de sobrevivência... Mas aquele casaco estilo missão Antártida, vou usar não, vou resistir o quanto puder!

Hoje é primeiro de novembro e extraoficialmente o primeiro dia do inverno. Pelo menos para o antigo povo da Irlanda céltica era. Eles celebravam o último dia do verão no dia 31 de outubro, quando havia então somente duas estações, verão e inverno. Era até feriado! Dia de comemorar a última colheira do ano, tirar o rebanho do pasto e se preparar para o inverno. É daí também que vem a tradição do Halloween... 

Até faz sentido, se a gente pensar que é em novembro que a primeira neve cai e as temperaturas estão bem pertinho de zero, quando não negativas. Mas não sei se gosto da ideia porque apesar de ser bom ter o verão oficialmente até outubro, mesmo já estando frio, sair do verão e cair no inverno de um dia para o outro é estranho, não tem aquela transição psicológica do outono, deixando tudo amarelo e mais introspectivo, e frio, e lento... Podem chamar isso de papo de maluco, mas as estações definidas ditam moda e comportamento. Acreditem!

Tem uma tradição que diz que a primeira neve do ano cai no dia 31 de outubro, no Halloween. Esse é o meu terceiro Halloween no Canadá e o segundo que a danadinha aparece no final de outubro/início de novembro, mesmo que discretamente. Ontem a noite estava bem frio, e chovendo. Essa manhã junto com a chuva eu vi floquinhos de neve. Sim, ela, a neve. O povo céltico da Irlanda não era bobo não... mas eu acho que ainda prefiro como está agora, com o outono no meio para preparar a gente...

Eu tenho reparado que muitas pessoas já estão usando casaco e botas de inverno na rua. Eu ainda não senti necessidade, e já até achei um exagero de alguns... francamente 7 graus não precisa disso, não é? Eu mesma já tracei essa meta pra mim, só uso casaco de inverno quando a temperatura atingir graus negativos! Eu no começo havia traçado a meta de usar casaco de inverno só quando o inverno começasse mesmo (21 de Dezembro), vi que não iria dar certo, mudei pra inicio de Dezembro, vi que também não iria dar certo, mudei para quando ficar negativo... mais sensato, né? Mamãe que está sempre preocupada se eu estou bem agasalhada, agradece... hahahahahahahahaha

Agora lá fora estão 2 graus positivos com sensação de menos dois, o que não conta, claro! Marido já me chamou duas vezes só hoje para desempacotar os casacos de inverno, e eu estou enrolando ele, tadinho, que já está fazendo uso de 3 calças desde outubro... Ahh gente, francamente, eu preciso de apoio, não se faz revolução com um revolucionário só! Ele vai ter que resistir comigo, e sem escolha, tá escrito lá nas letras miúdas: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, no verão e no inverno... com casaco e sem casaco... Ele não sabe disso, mas está lá, juro!

Minha meta agora é usar o casaco missão Antártida quando a temperatura estiver abaixo de zero. Será que eu conseguirei? Será que eu conseguirei enrolar o marido até lá? Se você quer saber como terminará essa história, não perca as cenas do próximo capitulo, nesse mesmo canal!