Agora sim: Residente Permanente

, , No Comments
Tarda, mas não falha. Antes tarde do que nunca! Quem espera sempre alcança. Depois dos imprevistos, dos longos e incontáveis dias de espera, Finally: Residente Permanente!

Montreal, isso sim é uma Torre de Babel. É difícil identificar um canadense! É uma miscelânea de raças que impressiona. Tem aquelas que você bate o olho e identifica logo, tem aqueles que você pensa: É Chines? Japonês? Coreano? dá pra saber não... Tem aqueles que você olha e diz: tem cara de brasileiro, mas aí o cara fala alguma coisa e não é portugues... ai você pensa: brasileiro tem cara de tudo mesmo.... rsss

Já fui surpreendida por muitas coisas nessa terra. Existem coisas que faz você pensar o quanto seu país está atrasado. Outras te decepcionam, porque você pensa como um país tão desenvolvido é assim. Quer ver um exemplo? Sujeira na rua. Como tem lixo nas calçadas, é impressionante. Em alguns bairros a limpeza é impecável (principalmente naqueles que parecem de filme), mas em alguns... O metro mesmo é o lugar do lixo. Jogam tudo pelo chão, largam tudo pelos assentos. Ontem mesmo uma pessoa estava comendo e "esqueceu" sua casquinha de banana no assento do lado. Juro que quase falei: Fia, vc esqueceu sua casquinha de banana ali. E agora vc está se perguntando: Comendo banana no metro? Sim! Eles comem em todos os lugares. Isso é outra coisa interessante. Outro dia uma moça entrou no ônibus e tirou da mochila um pote, um garfo e começou a almoçar sua marmitinha no busão! Suuuper normal. Coisa de local, tô até começando a pensar em fazer o mesmo pra me sentir mais incluída na sociedade... rss

Por enquanto, Montreal e Quebec City são as únicas cidades do Canadá que eu conheço. Uma colega do curso de inglês, que é Colombiana e mora em Montreal há 6 anos, me falou que Vancouver é muito limpa, isso me animou muito. Quando estive em Quebec City, uma das coisas que me chamaram a atenção é que a cidade era mais limpinha do que Montreal. Aqui você vê pelas ruas pote de iogurte, garrafa de refrigerante, jornal, televisão, colchão... as vezes me lembro do Rio Tiête em SP, você podia ver um sofa rio abaixo... rss. É fato, não há muitas lixeiras pelas ruas, algumas estão destruidas, eu bem acho que foi no inverno, qdo eles passam com os tratores limpando as calçadas da neve. Mas pelo tempo que a neve foi embora, ja deviam ter consertado, pelo menos as do centro, onde o volume de pessoas é maior (e o lixo também). Mas nem por isso é certo jogar lixo pelo chão, né mesmo?

Mas deixa eu focar, né? Quero aproveitar esse blog pra contar minhas experiências de menina da roça na cidade grande. E as experiências de imigrantes. Tem muito blog por aí detalhando processo e falando sobre como fazer. Aqui você vai ler o que aconteceu depois do "Felizes para sempre". É mais ou menos assim: dois anos que pareceram 5, você recebe o visto e pensa "ufa, agora sim, minha vida vai voltar a caminhar", mas aí, vc tem que arrumar um emprego novo, casa pra morar, prato, garfo, panela (pq isso não cabe na mala), aprender o novo idioma (ou dois se você for para a parte Française do Canadá), se adaptar ao novo clima, a nova sociedade e aos novos programas da televisão, porque aqui não tem Ana Maria Braga de manhã pra dar a mensagem do dia! rss.

Mas tudo isso é bom, você aprende, cresce, amadurece e se sente uma pessoa melhor e mais forte. O que é difícil mesmo é aprender a lidar com a saudade.

Mas se você ainda está no processo, deixa para se preocupar com isso só quando estiver aqui, concentre-se no idioma. Nunca é o suficiente. É bem verdade que eu mesma me surpreendi comigo, nem eu sabia que sabia tanto... rsss
Mas a necessidade faz a pessoa, né? Na hora do aperto você fala o que sabe, faz mímica, dancinha e no final a promoção número 5 vem certinha.
Se você não está no processo e está só procurando meio de diversão, você está no lugar certo! Com certeza minhas experiências vão render uns bons "micos" pra contar.

Acho que pra começo de conversa tá bom, tenho muitas coisas para falar e uma lista grande de experiências novas. A gente muda a vida e acha que sabe como fazer, depois de um tempo, você vê que não sabia, mas se orgulha porque se saiu muito bem no final! A vida é assim, pode mudar, mas ela continua girando, girando, girando... ainda bem!
Apertem a tecla sap, porque agora é "merci" pra lá, "thank you" pra cá.

0 comments:

Postar um comentário