Parabéns para mim

, , 1 comment
Os jogos olímpicos de inverno de 2010 foram em Vancouver. Era fevereiro, mas precisamente entre os dias 12 e 28. Eu trabalhava home office e tive a oportunidade de assistir aos jogos pela tv. Assisti tudo, da cerimônia de abertura e minha modalidade favorita, a patinação, até aquelas que eu não entendia absolutamente nada, como o Curling e Hockey. Adorava muito quando falavam alguma coisa sobre Vancouver ou sobre o Canadá. Eu via todo aquele frio, aquelas paisagens de cartão postal e não podia deixar de pensar em estar lá.

Não pode haver tempo mais quente do que Janeiro e Fevereiro no Brasil, imagine então eu naquele calor escaldante de fevereiro vendo aquela paisagem toda coberta de neve branquinha e sonhando com o Canada. Até então o frio mais frio que eu conhecia vinham de portas... ou da porta do banco, ou da porta da geladeira... hahahahahahahaha e naquela época aquele frio congelante me parecia, (vejam bem, eu disse, pa-re-cia) a coisa mais maravilhosa do mundo!

O ano de 2010 me trouxe muitas coisas, coisas que mudaram muito o meu ano de 2011. E foi em Fevereiro de 2011 que eu então descobri o que era o frio. Chegamos dia 15 de fevereiro, e pela janelinha do avião eu olhava, eu via, mas eu não acreditava. Era tão novo pra mim, tão bonito... eu perguntava, aquilo ali na pista é neve? Quando eu penso naquele dia, uma sequencia de imagens vem a minha memória, mas elas não correspondem a um tempo e espaço normal, eram muitas informações novas ao mesmo tempo, e tudo passa numa outra velocidade. Eu havia deixado minha casa há pouco mais de 24 horas, num sol Colatinense escaldante de quase quarenta graus, e chegado a uma terra cinza e branca de -19. Menos. Negativo. O que era aquilo?

Passa no banco, pega as malas, veste o casaco, compra a passagem do metro, colocou a ceroula? Procura o endereço, pergunta o endereço, pega a escada rolante, saí na rua, é a rua errada, confere no mapa, procura a luva, cadê a luva????

Descemos na estação certa do metro, mas saímos do lado errado, e tivemos que andar uma quadra a mais de distância. Parece um problema se fizesse isso no Brasil? Não né... pelo menos pra mim não pareceu. Peguei a minha mala, subi as escadas rolantes, e tarammmm: primeira barreira da nova vida, deslizar as rodinhas dos 24kgs de mala sobre os 20 e tantos centímetros de neve que cobriam a calçada. Uma quadra a mais. Na metade do caminho a mão começou a doer. Largamos a mala na neve, corremos para a entrada de um prédio e, ó Deus, obrigada por ter um aquecedor bem aqui...  Continuamos tentando puxar a mala pela neve, definitivamente rodinhas de mala foram feitas para o piso lisinho e lustroso do aeroporto, e só.

Mesmo com aquele frio congelando, com a dificuldade de arrastar a mala sobre a neve e todo o nervosismo que atravessava meu coração, eu não podia acreditar no que estava acontecendo comigo. Alguns arbustos cobertos de neve pelo caminho e isso era encantador, eu queria tocar, mas quando eu parava, parece que os dedos doíam mais... Estamos no Canadá!

Chegamos no sujinho, e assim começou a nossa história...
(e se você não sabe o que é o sujinho nem como começou essa história, clique aqui).

Jogos Olímpicos de Inverno de 2014,  Sochi. Aqui estou eu novamente, assistindo minha modalidade favorita, e torcendo muito para o Canadá! Aqui estou eu no Canadá! Entendo melhor o Hockey e esse tal de Curling (que eu prefiro pensar que é uma modalidade mais refrescante do jogo de Bocha do meu pai...). E agora assistindo e sentindo frio! E ironicamente, com saudade do calor...

Acho que nunca mais vou assistir um campeonato mundial da mesma forma. Hoje quando eu vejo um atleta ou um time de um país como Uzbequistão ou Azerbaidjão, eu me lembro de alguém que eu conheci. Sempre tem alguém de algum lugar que eu nunca imaginei que conheceria... coisas que só o Canadá pode te proporcionar...

Foram 3 anos, quanta coisa mudou na minha vida, quanta coisa eu aprendi, quanta coisa eu vivi. Foram mesmo só 3 anos? Parece muito, parece pouco... Parecem 3 anos muito bem vividos! Essa é a minha experiencia, a experiencia que eu vou levar por toda a minha vida. todas as dores, todas as alegrias, todas as idas e vindas. É por isso que eu mereço, é por isso que eu brindo, é por isso que eu digo: Parabéns para mim. Parabéns pelos meus 3 anos de Canadá!


Um comentário:

  1. parabéns, que venham muitos outros e logo a cidadania! O dia que cantei *O Canada* ficara para sempre gravado na minha memoria, é inesquecivel e os juizes nos valorizam e cda palavra, minha cerminônia foi linda.

    Sobre o curling, tem muita estratégia la ! Quando começar a entender vai gamar (e quem sabe até se arriscar, como eu, quem sabe? 2010 foi meu ano de pratica de curling 1x por semana, habito que quero reavivar assim que terminar o mestrado!)

    Amar a terra fria é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir