Torcendo pelo Canadá

, , 9 comments
Sábado recebemos um convite interessante, assistir a final do hochey masculino nas olimpíadas de inverno na casa de um amigo de trabalho do marido. Apoiei a ideia e marido se animou.

O jogo era as 7 horas da manhã, 10 pessoas já haviam confirmado que iriam, e a ideia era tomar café da manhã na casa dele assistindo o jogo. Que coragem acordar cedo em pleno domingo pra assistir um jogo, mas gente, eu não podia deixar de curtir essa experiência, não é?

Reloginho tocou as 6 da madruga, chamamos um taxi, enrolamos nossos quitutes matinais num pano de prato num bom estilo colatinense de ser e lá fomos nós.

A experiencia me fez pensar na copa, que saudade de torcer em família e ouvir os gritos dos vizinhos e a criançada na rua... tá vai, difícil fazer isso aqui ainda mais em fevereiro, com esse frio vortexante de congelar as juntas, mas que dá saudade, ahhh dá!

O canadense é muito educado, muito do tipo muito mesmo, daqueles que se você pisar no pé dele ele vai te pedir desculpa por ter deixado o pé ali... é lindo de se ver. Mas na hora do jogo, no jogo de hockey, a paixão nacional desse país, a educação, ó meu Deus, o que acontece com toda aquela educação?


Continua lá, sem tirar nem por, íntegra.

Jogo rolando, jogadores patinando, caindo e se trombando, tempo correndo, final do hockey nas olimpíadas, valendo ouro!

E a torcida?

A torcida ali naquela sala não grita, não chora, não xinga quando aquela falta acontece.

Gooooool!!!!!

Gente, vamos nos abraçar, vamos gritar, Hi Five aqui colega, foi gol!!!  - ahhh sim, aquele disco quando entra na travinha se diz gol também; Mas não, nada de euforia, nada de ninguém indo gritar gol na janela para os vizinhos ouvirem  - bom, nesse caso a gente até entende porque... Cadê a algazarra, não tem a vuvuzela nem a cachirola, num tem nem nome folclórico para a bola o disco. Esse povo não xinga o juiz, nem a mãe dele. Esse povo é muito contido, polido, educado, refinado... Decidi ficar educadinha também, sabe? Primeiro pra não destoar do grupo, segundo porque eu só tinha certeza do gol no repeteco, efeito retardado num dava, né? Ô coisa difícil é ver aquele disco entrando na trave no meio daquela confusão...




Bom, daí aconteceu o intervalo, e eles se levantaram e foram pra mesa tomar o café da manhã, porque até então estavam todos com apenas o copo de café na mão olhando concentrados para a tela da tv, quase que sem respirar... na mesa de café tinham frutas, um pãozinho recheado com alguma coisa doce, um bolo de milho maravilhoso, bagel torrados com cream cheese, ovos e claro e obviamente, bacon.

Eu não sou muito boa na cozinha, mas bem, café da manhã né, lá vamos pensar no que fazer. Podia ter ido ao mercado e comprado uns biscoitos, ou um muffins, ou qualquer outra coisinha já PRONTA, mas não, fui eu pra cozinha, seguir a receita de bolo de milho ao pé da letra - sim, o bolo de milho maravilhoso era brazuca - segui cada graminha de farinha de trigo para não dar errado e levar uma coisinha especial e receita brasileira, pensando que isso seria um grande feito, adorado e aclamado pela multidão.

Preparamos o bolo na noite anterior, e quando o alarme do forno tocou, fomos lá... e que puxa, como cresceu, tá douradinho e cheiroso, e que alegria, deu tudo certo! Certeza que foi a ajuda do marido que fez o bolo ficar bom assim, afinal foi ele quem bateu todos os ingredientes, eu só medi as colheradas de trigo. Mão boa pra cozinha tem esse homem, o bolo ficou ótimo, devia fazer bolinhos e comidinhas mais vezes #ficaadica...

Mas voltando ao assunto do café da manhã e deixando os apelos culinários ao marido pra outra hora, a mesa estava posta, intervalo de jogo, hora de tomar o café da manhã e nós estávamos prontos para receber os elogios. O primeiro se levantou, pegou um pãozinho, um bagel, um pouco de ovo, um bacon e se sentou. Foi o outro, e o outro, e o outro, e o outro... a pilhas de ovos mexidos e bacon foram diminuindo, diminuindo... e o bolo, ninguém comia.

Eu é que não iria ficar só olhando para aquele bolo lindo ali, né? Comi 2 fatias, marido comeu 2 também, e o dono da casa (acho que pra não fazer desfeita) comeu um também. No final, não havia mais ovo nem bacon, mas o maravilhoso bolo de milho tinham sobrado mais da metade, o que não estava lá, tinha sido comido por mim e pelo marido. Eu fiquei olhando aquele bolo de milho douradinho, molhadinho e pensei, não vou comer mais mesmo, então deixa eu aproveitar e comer mais um pedacinho... marido fez o mesmo... que desaforo. Mas o bacon, ahhh esse eles devoraram!

O jogo voltou, os canadenses continuaram a torcer educadamente, fazendo algumas piadinhas, palhaçadinhas e comentários mas nada de gritos ou xingamentos, nada muito caloroso ou emocional... o jogo acabou, o Canadá ganhou de 2 a 0, ouro olímpico para a paixão nacional dos canukes. E o que aconteceu?




Sim, aplausos meus amigos, os 10 torcedores naquela salinha aplaudiram ao final do jogo. Um coisa contida, educada, singela, porem animada...

Mas não vamos generalizar, né povo... nem todo mundo é igual, tem canadense animado por aqui também, que inclusive desafiam a gravidade e se jogam nos braços da emoção:




Quem aí se lembra do prefeito figura de Toronto?

E o jogo terminou, decidimos ir para casa, peguei meu paninho de prato de volta, olhei pro meu bolinho que sobrava quase que todinho ali na mesa e fui me embora.





Confesso que fiquei tristonha, achei que nego iria se esbaldar com nosso bolinho. Será que bolo não faz parte do ritual matinal do café da manhã canadense? Saí de lá com um espírito de Scarlett O'Hara incorporado na minha pessoa jurando nunca mais fazer bolo pra nenhum evento mais, que da próxima vez eu levo biscoito Maria e pronto.




Exageros totais da minha parte, eu digo que valeu a experiência, foi muito interessante assistir ao jogo com os locais e observar tudo de perto, fez me sentir parte da sociedade, e isso pra gente que está aqui sem os amigos e a família é muito importante. Aprendi muitas coisas sobre a cultura local, e isso não tem valor que pague. Bom, quer dizer... ainda falta aprender mais sobre café da manhã.... rsssss

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ri alto!!! Eu tava falando sobre isso esses dias aqui em casa. Ainda é estranho pra mim, assistir um jogo de seleção (valendo medalha de ouro) e olhar em volta, todo mundo comportadinho....rsrsrs
    Abraços e td de bom pra vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina na copa, a gente vai gritar e eles chamar a polícia! hahahahahahahaha

      Excluir
  3. ahaha muito bom seu post! Me senti no Canadá assistindo um jogo de hoquei e olhando de lado vendo os canadenses só batendo palma enquanto a seleção é campeã! ahahuha muito bom! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser exatamente assim, palmas bem comportadinhas! rsss

      Excluir
  4. E quando o time perde, tem canadense que fica como o brasileiro com futebol ??
    Povo educado é outraaaaaaaa coisa.

    abraço;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que em foi em 2010 que Vancouver perdeu uma final e o povo lá destruiu a cidade. Aqui não é o paraíso, tem os que exageram tb é chutam lixeira na rua, mas o interessante é que o povo até hoje fala sobre isso com vergonha, até quem não é de Vancouver

      Excluir
    2. não é mais recente ? acho que teve algo mais recente... depois de ler o teu comentário...acho que algo de 1 ou 2 anos atrás teve alguma final que confusão lá.

      Excluir
    3. Foi em 2011 achei a matéria: http://www.cbc.ca/news/canada/vancouver-not-typical-sports-riot-sociologist-says-1.1087616

      Excluir