Montreal Subterrâneo

, , 1 comment
Minha cunhada outro dia me perguntou curiosa sobre como era a cidade subterrânea de Montreal. Realmente, desde o Brasil, eu ouvia falar muito sobre ela, mas como sou uma daquelas raras mulheres que não gostam de shopping, nunca havia pensando como isso poderia ser interessante.

Tá, vai... não sou tão perfeita assim, eu gosto de ver as lojas, mas eu prefiro o comércio de rua, andar ao ar livre... essas coisas sabe?

Mas comércio de rua aqui é um evento, chega uma época do ano, que caminhar pelas calçadas distraidamente olhando as novidades das vitrines é algo arriscado. Além do tombo eminente, digno de video cassetada no Domingão do Faustão, um dedo da mão ou uma orelha podem cair no meio dos 5 metros de neve e nunca mais serem encontrados... convenhamos, nessa situação, nada como um lugar quentinho e seguro para conhecer as tendências Primavera/Verão e acreditar que um dia você vai voltar a usar Havainas.

A cidade subterrânea, também conhecida como Ville Intérieure (en Français) ou Underground City (in English) é realmente uma cidade para pedestres, mas não é só shopping. A cidade subterrânea tem escritórios e túneis que se conectam ao metrô, a prédios do governo, a grandes empresas, escolas, universidades, hotéis, a biblioteca e até a condominios residenciais.

No que diz respeito ao comércio, é um shopping como qualquer um outro, com praça de alimentação e cinema. Bom, o cinema fica na rua, mas com acesso pelo subterrâneo, então eu acho que podemos considerar que ele faça parte, né?

A foto ao lado foi tirada no nível Metrô, abaixo é o nível Túnel (onde tem a praça de alimentação e algumas lojas também), acima é o nível Rua, acima do nível Rua é o nível Galeria, e pode ter mais andares, que podem ser salas comerciais ou mais lojas.

Existem vários desses shoppings ao longo da cidade subterrânea, cada um desses complexos recebem um nome. Neles, além das lojas, cafeterias e praças de alimentação é possível encontrar também academia e supermercados, o que é muito conveniênte durante o inverno.

Nessa foto a sinalização indica o nível onde você está. A sinalização é boa, porém é muito fácil se perder, se perder da direção ou se perder nas milhares de lojas... rsrs

Quando eu cheguei ainda era inverno e passava a maior parte dos meus dias caminhando pelo subterrâneo, quando o tempo melhorou e eu pude explorar melhor as ruas, foi muito legal descobrir em que parte da cidade subterrânea eu estava acima da terra, praticamente descobri Montreal duas vezes.

Depois de conhecer quase tudo, arriba y abajo, me dei conta de que tinha andado pra dedéu debaixo da terra, praticamente uma minhoca... rsrsrs

Dê uma olhadinha aqui no mapa da cidade subterrânea e veja como é grande mesmo.

E aqui um vídeo que foi feito em um dos mais movimentados complexos, o Centre Eaton, que fica na Saint Catherine Street, no centro de Montreal:



Uma dica: em todas as estações do metrô e nos quiosques de informações da cidade subterrânea, é possível encontrar o mapa impresso da cidade subterrânea e o mapa do sistema urbano de transporte. Quando chegamos, foi ótimo pois nos ajudou a nos localizar e saber o ponto e o trajeto do ônibus. Na estação do metrô é só pedir um mapa na bilheteria, no site da STM tem o arquivo em pdf e dá pra colocar no smartphone, o link é esse aqui. Depois que você tiver um plano de dados, aí fica mais fácil ainda se localizar na cidade, que não é tão grande e é bem organizada, mas isso eu explico melhor num próximo post.

Um comentário:

  1. no inverno a cidade subterranea é perfeita. tbm gosto de atividades ao ar livre.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir