SAL do Mude a Vida: Validação de Diploma

, , No Comments
SAL é o Serviço de Atendimento ao Leitor, que peço licença a Flávia do Crônicas do Iglu para copiar (vi isso lá no blog dela). Recebi uma pergunta nos comentários e não sabia muito bem como responder. Ao tentar me informar, percebi que a dica podia ser muito interessante e ajudar outras pessoas, mas se eu colocasse lá no comentário, ficaria restrito à poucas pessoas, então pensei em fazer um post e compartilhar a informação com todo mundo.

A Aline é psicóloga e me perguntou como era a validação do diploma e quanto tempo demorava. Como eu não sabia muito bem como funciona essas coisas para as profissões que são regulamentadas, fui procurar me informar. Eu queria entender, fazer um passo-a-passo, mas o fato é que não dá, tudo é muito relativo. Para começar, a universidade exige o teste de conhecimento no idioma (TOEFL ou TFI) mas a pontuação mínima na prova é diferente para cada tipo de profissão. 

Ter pós-graduação, mestrado ou doutorado, podem fazer a diferença na hora da equiparação das disciplinas, o quão fluente você está no idioma também agiliza as coisas, então, tudo é relativo, depende de cada caso.

Mas como se informar? Comece procurando o conselho da sua categoria. A dica foi de uma amiga que é veterinária e que ainda do Brasil, procurou o Conselho de Veterinária do Canadá/Quebec e eles responderam todas as perguntas que ela tinha a respeito de validação do diploma por email.

Pelo que eu entendi, as profissões que são regulamentadas são validadas pelos conselhos. Minha profissão não é regulamentada, por isso nunca me aprofundei muito nesses assuntos. Se eu estiver errada em alguma coisa, se faltou alguma informação ou se alguém tem outra dica legal, deixe um comentário, por favor. Essa coisa de validar diploma eu sei que tira o sono de muita gente, até de quem está ainda fazendo o processo, quanto mais informação, melhor.

Aline, numa rápida pesquisa pela google, encontrei esse site http://ccppp.ca/ que é do The Canadian Council of Professional Psychology Programs. Espero ter ajudado.

0 comments:

Postar um comentário