365 dias depois

, , 2 comments
São meia noite, e eu estou sentada em silêncio no sofá da sala. Há 1 ano, nesse mesmo dia, nessa mesma hora, eu também estava sentada em silêncio, porém na poltrona de um avião. E olhava pela janelinha daquele pássaro de lata gigantesco que pairava pelo ar, e via tudo negro lá fora. Não via nada além de uma asa que de vez em quando tremulava me fazendo lembrar que eu não estava parada. Eu estava voando em direção ao desconhecido e bem longe do que até então era tudo o que eu conhecia. Agora, eu olho pela janela da sala do alto de um edifício de 10 andares, passados 365 dias, o céu está lá, escuro outra vez.

Doze meses se passaram, é fevereiro outra vez, e o dia amanhece um pouco nublado e meio preguiçoso. Está nevando, mas é tão tímida essa neve que preciso prestar bastante atenção para percebê-la. Nesse ano, o inverno todo está bem tímido. Há 1 ano, quando eu colocava pela primeira vez meus pés no Canadá, tudo o que eu conseguia sentir era frio. Os 19 graus negativos não eram nada tímidos, me impediam de sentir medo, ansiedade, fome, cansaço ou qualquer outra coisa que não fosse frio. Fiz tudo automaticamente ou talvez anestesiada. No ônibus, segurava em uma mão a mala e na outra um pedacinho de papel com o endereço para onde estava indo. Não conseguia entender o que se passava lá fora, a paisagem as vezes era marrom e as vezes era branca, culpa do vidro sujo de neve. O ônibus parou e eu então desci. Era uma praça, dava para perceber pelas poucas partes dos bancos que se revelavam por entre os montes brancos de neve. Cheguei ao endereço, o pagamento foi acertado, as chaves entregues, subi para o apartamento e exausta, após um banho quente, cai desmaiada na cama.

A tarde dessa quarta-feira de fevereiro chegou, o dia ainda está nublado lá fora, mas vejam só, fazem 2 graus positivos! Tem pouca neve na rua e a que tem derrete lentamente deixando tudo molhado. Um ano atrás, nessa mesma hora, desse mesmo dia, eu acordava ainda cansada de uma longa viagem e ainda na cama tentava repassar tudo o que eu havia vivido nas últimas 24 horas, desde aquele momento em que olhava a lampada no teto daquele quarto até a última imagem que tinha da minha mãe, ficando cada vez mais pequenininha a medida que eu me afastava da rodoviária. Tudo parecia ter sido um sonho. Me levantei e fiquei longos minutos, desacreditada ainda, olhando pela janela, vendo a neve caindo lá fora, montes de neve que se acumulavam na beira do muro e nas bandeiras do Canadá que lá do alto de alguns prédios me diziam: Não é sonho, você conseguiu!

Hoje é meu aniversário de 1 ano, um ano que pareceu ter muito mais do que 12 meses. Um ano de sonhos realizados e outros tantos criados. Mas amanhã já serão 366 dias, e a contagem para os próximos 365 dias recomeçará. Mas não se preocupe, esse é o post de 1 ano, e ele ficará devidamente registrado, tratei de fazer um print da contagem do tempo e deixar ele bem aqui.

Para completar, deixo o vídeo que fiz quando o avião sobrevoava Montreal se preparando para pousar, faziam -19°C e eu nem sabia o que isso queria dizer...


Happy 365 days!


2 comentários:

  1. Adorei encontrar seu blog, seus posts são ótimos.
    Estamos nos preparando p/ chegar em Montreal dia 31 de maio.
    Esta mistura de sentimentos já me assolam agora....
    Abçsss,
    Tania
    sagacanadense@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tbm adoro seus Blog.. e está em meus favoritos :)
    Lendo seu post, apesar de ainda não ter passado por toda essa emoção, pude sentir um pouco o que é tudo isso...
    Nossa... vcs já estão aí ha um ano e aposto esse 1 ano passou absurdamente rápido pra vcs.
    Que esse próximo ano seja repleto de mais sonhos realizados. Felicidades!
    P.S. Estou indo pra Montreal dia 20 de março. :D
    Abração

    ResponderExcluir