Dia de São Cosme e Damião e Saudade

, , 1 comment
Hoje no Brasil foi dia de São Cosme Damião, o que significa que foi dia de alegria para a molecada e dia de saudosismos para a marmanjada (onde eu me incluo totalmente).

Enquanto eu estava no Brasil, São Cosme e Damião não passava em branco, era dia de doce na certa, sempre ganhava um saquinho, com aqueles docinhos vagabundinhos, suspiro, mariola, maria-mole, 7 belo, pipoca doce, paçoca, doce de abóbora de coração, geleinha, docinho de leite ... aihhhh que delícia, deixa eu parar senão vou pro aeroporto agora mesmo!!!

Quando eu não ganhava (ou quando eu ganhava também) sempre dava uma passadinha na hora do almoço na lojinha de doce para garantir um saquinho extra, afinal, outro dia açucarado desse, só no dia de Santa Luzia...

Durante a infância a festa era completa, Dona Maria uma senhora muito querida lá do meu bairro em Colatina, fazia um festão para a criançada. Tinha música, comida, doce, brincadeiras... posso até me lembrar do gosto da comida da Dona Maria de tão boa que era. Ela ainda está lá, no mesmo bairro, na mesma rua, na mesma casinha, mas minha mãe me contou que a festança não rola mais porque ela já não dá conta de fazer tudo.

Hoje quando eu vi um monte de gente mencionando o dia de São Cosme e Damião no Facebook, fiquei com homesick! Também fiquei sem doce, pois nem vendinha aqui tem pra eu ir lá e garantir meu saquinho amigo e ficar menos saudosista.

Mas nem tudo está perdido, ainda há um resto de esperança para mim, ou melhor, para a criança que há em mim! Sabe por que? Porque aqui também tem dia de doce para as crianças, não é com nome de nenhum Santo, na verdade é bem ao contrário dessas coisas de bom coração, mas não deixa de ser divertido e açucarado.

Já adivinhou do que eu estou falando? Se você pensou no Halloween, acertou? É dele mesmo que eu estou falando! E esse ano eu tenho planos de sair por aí com minha cestinha de abóbora repetindo meu "Trick'r Treat ", já até pedi a filha de uma amiga emprestada (vou com a pirralha porque nesse assunto de halloween eu sou caloura.... hahahahahahahahahaha)

Eu estarei trocando um punhado de doces legais por um punhado de doces estranhos, mas quem se importa né? E tudo açúcar....  E que venha o Halloween!!!!

Um comentário:

  1. E quem disse que marmanjo também não pode ganhar doces?

    Ontem uma senhora aqui do meu trabalho trouxe pacotes de doces para todo mundo, em comemoração ao dia dos Santos... =D
    Fiquei tão feliz porque esse dia tem um gostinho especial de traquinagem para mim: quando criança meus pais não me deixavam pegar doces de São Cosme e Damião porque era contra a religião deles... Hehehe... Mas eu pegava mesmo assim e comia escondido! Então os doces ficavam muuuito mais gostosos... Hahahahaha... =P

    Beijos e boa colheita de doces no Halloween mês que vem!
    Lidia.

    ResponderExcluir