Rio and [Not Rio]

, , 4 comments
Começa o filme. Floresta, cores, aves, música... esse é o Rio, não há dúvidas. De repente um lugar vazio, frio, muita neve na rua... é o Canadá! Só pode ser Aqui!!! (certo... não é aqui, mas é igualzim, então na minha imaginação é, tá?)

Alguma maneira melhor de começar um filme do que se sentindo parte dele?



Saudade? Puxa... se deu...

Olha o Rio! Tá vendo o sol? A praia? As cores? Quanta gente bonita e feliz? Olha Copacabana, o Jardim Botânico, o bondinho de Santa Tereza! Pois é, eu vim de lá!

É claro que eu não cutuquei o cara do lado pra dizer isso, mas que deu vontade, deu. Talvez ele até tenha percebido quando eu comecei a acompanhar a música batucando no braço da poltrona ou quando comecei a cantarolar a canção ou quando eu ri bem alto quando o personagem falava português e só eu entendia...rss

É muito legal poder identificar cada lugarzinho, cada detalhe que só quem morou ou nasceu no Rio de Janeiro saberia identificar. É muito real, das construções do centro do Rio aos ônibus no engarrafamento, Carlos Saldanha fez um brilhante trabalho. Eu só lamento muito ele não receber seu devido reconhecimento no Brasil. Na versão original, em inglês, quem faz a dublagem do personagem Túlio é o Rodrigo Santoro. E eu fico aqui me perguntando se ele foi reconhecido por isso ou se seu talento foi apagado pela super valorização que deram ao elenco americano. Mas isso é assunto para um outro dia.

Agora eu quero falar da minha emoção. Imagino que seja uma sensação diferente de quem assiste de uma poltrona tupiniquim. Daqui do polo frio as cores falam por si. Quantas cores! Elas saltavam pela tela e inundavam a sala. Era tão real que as vezes podia jurar que estava sentindo o calor do sol e a areia fininha nos meus pés. O coração batia na cadência do tum-tum-paticuntum-ziriquidum da canção.

Foi muito legal ver meu Rio numa telona gringa. Se eu chorei? Claaaaaro que não! Você sabe como é, aquilo foi só o esforço das vistas por causa do efeito 3D. =P

4 comentários:

  1. Vc j é carioca da gema Magá. Eu qdo assisti tb tive um probleminha com o 3D. Tosca tecnologia que faz o olho lacrimejar. Afora veja velozes e furiosos 5 e me diga a experiência. A gringaiada Ta toda vindo pra cá!
    Bjao

    ResponderExcluir