Canadian Tulip Festival

, , No Comments
Uma celebração fundada na amizade

No início de junho de 1940, a Princesa Juliana da Holanda e suas duas filhas pequenas embarcaram secretamente em um navio holandês. Depois de uma longa viagem por mar elas chegaram ao Canadá, se instalando na Casa do Governo de Ottawa onde ficaram exiladas por 3 anos. Em 1943, nascia a terceira filha da Princesa Juliana e do Príncipe Bernhard, a Princesa Margriet Francisca. Para garantir a cidadania Holandesa ao bebê, o governo canadense cedeu temporarimente um quarto no Ottawa Civic Hospital para a Holanda, tornando este espaço território internacional. Em 19 de janeiro de 1943 a bandeira Holandesa era hasteada na Torre da Paz do Parlamento e a Princesa Margriet nascia cidadã Holandesa em território Holandês no seu seguro refúgio.


Quando a guerra terminou, a princesa Juliana enviou ao povo canadense muitos presentes, incluíndo 100 mil bulbos de tulipas à Capital do Canadá, em agradecimento pela participação das tropas canadenses na libertação da Holanda e ao refúgio concedido. A Holanda envia 20 mil bulbos de Tulipa todos os anos desde então.

O primeiro Tulip Festival foi realizado em 1953, liderado pelo Conselho de Comércio de Ottawa, por sugestão do mundialmente renomado fotógrafo Malak Karsh. Karsh é considerado o fundador do festival.



Esse ano o festival comemora sua 59º edição, é considerado o maior festival de tulipas do mundo, se tornou um ritual da primavera e um dos mais queridos evento culturais do Canadá.

O Tulip Festival é comemorado como um símbolo de Paz e Amizade internacional. É realizado no mês de maio em Ottawa e Gatineau. O pavilhão Internacional no Major's Hill Park é composto por mais de 20 embaixadas parceiras e grupos culturais locais que apresentam sua cultura e suas origens aos turistas e frequentadores do festival, também inclui espetáculos musicais, exposições e cozinha internacional. A maior exposição de tulipas é encontrada no Commissioners Park, às margens do Lago da Dow, e ao longo do Canal Rideau.


Curiosidade: a cantora canadense Alanis Morissette fez sua primeira aparição no festival de 1987, com 12 anos de idade.


Fontes: Wikipedia e Canadian Tulip Festival

0 comments:

Postar um comentário