Solstício de Inverno

, , 1 comment
Novela? Futebol? Silvio Santos? Jornal Nacional? Globo Rural? Raul Gil? Sessão da Tarde? Isso não te pertence mais. Esqueça tudo! A partir do momento que você passar a ser um Residente Permanente no Canadá seu programa favorito vai ser o Canal do Tempo.

Vai ser uma obsessão. Você vai checar o canal do tempo antes de dormir, e quando acordar, vai ligar a tv para checar outra vez. Durante os intervalos do jornal, vc vai dar uma olhadinha no tempo. Quando a programação estiver chata, é pra lá que você vai. Quando estiver trabalhando, arrumando a casa, fazendo a colheita na fazendinha ou simplesmente navegando na internet, é o canal do tempo que vai fazer o barulho de fundo.

Mas não para por aí. A doença só cresce. No seu computador, o canal do tempo vai estar no "seus favoritos" e vai ser sua homepage. Um plug-in vai ficar instalado bem ali do lado do reloginho. Vai ter aplicativo no seu celular, e antes mesmo de se levantar da cama, vai ligar ele pra saber "quanto está fazendo lá fora". Ele vai ser o seu guia. Você vai segui-lo no Twitter e curtir a página no Facebook. Ele vai ser o assunto das suas conversas: Você viu o Canal do tempo hoje? Vai nevar 50 centimetros!!! 

Não tem comparação com a meteorologia do Brasil. No Brasil, o tempo não tem grandes mudanças ao longo do dia, e não é uma questão de sobrevivência (salvo nos casos de tempestade que alagam a cidade). As condições climáticas são mais constante. Aqui, você pode sair de manhã para trabalhar de tênis e ter um problemão na hora de voltar pois pode haver meio metro de neve na calçada. A previsão do tempo no Brasil as vezes não consegue prever se vai chover ou não. Me lembro que quando o Edmilson Ávila falava de manhã no Radar RJ que ia chover e não chovia, no outro dia assim que ele chegava eu brigava com ele. O Edmilson é (não sei se ainda é) o moço do tempo e do trânsito do RJ TV. Eu não conhecia ele exatamente, sabe... falava com ele pela tv mesmo. E que cara é essa? Vai me dizer que você nunca respondeu "Boa Noite" pro Cid Moreira? Francamente... rsrsrsrs

Eu diria que aqui a previsão é bem precisa. Tá, não é 100%, mesmo porque eles fazem a previsão de todas as horas do dia. De quando a chuva vai começar, de quando vai parar, da quantidade de neve, de vento, de humidade... é bem verdade que nisso eles não acertam muito não. Costumam errar algumas horas (ou alguns centimetros, no caso da neve, sempre para menos, claro). Mas se eles falam que vai chover, chove. Se eles falam que à tarde vai fazer sol, vai-fazer-sol. Por varias vezes, depois de uma manhã de nuvens carregadas, chuva e frio, a meteorologia diz que às 2 horas da tarde vai fazer sol, eu sempre duvido. Mas ela acerta. Mesmo que seja às 3 ou 4 da tarde, mas o céu abre. O canal do tempo testa a sua fé!

Você acha que é exagero, mas não é não. O Canal do tempo move a cidade, as pessoas e a vida! O canal do tempo dita a moda! É ele que vai dizer se hoje você vai ficar de mau humor, se vai vestir galocha, ou se vai sair de bonequinho da Michelin. É ele que vai dizer se você vai vestir aquela roupinha colorida e fresquinha do Brasil e sonhar com um chopp geladinho no final do expediente, ou seja, o canal do tempo é o seu Oráculo.

E não é só o seu oráculo, é de todo mundo, da cidade toda. Hoje, 22 de dezembro no hemisfério Norte é o solstício de inverno, o dia mais curto do ano (graças a Deus, a partir de amanhã começa a melhorar. Um saco esse negócio de escurecer às 4 da tarde, depressivo.) Isso quer dizer que o sol atingiu a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, o que significa também que é oficialmente o início do inverno, o que significa também que sua consulta ao Oráculo Canal do Tempo será mais assídua nos próximos 4 meses.

Quer ver como a cidade toda está em função do tempo? Ontem, havia previsão para chuva congelante (Freezing Rain, em inglês ou Pluie Verglaçante, em francês) que nada mais é que um nevinha que vem lá do altão, passa por uma camada de ar quente que transforma a nevinha em água e então chega a superfície que está abaixo de zero e congela. Isso quer dizer que tudo que a gotinha de água tocar a transformará em gelo, inclusive a calçada onde a gente caminha e a rua onde a gente dirige, ou seria melhor dizer, onde patina? Bom, imagina caminhar sobre o gelo, escorregadio, não? São nesses dias tenebrosos que acontecem os acidentes. Carros e pessoas deslizando caminho a fora.

Para evitar prejuízos maiores, a prefeitura consulta o Oráculo, se antecipa (já que a previsão é de chuva congelante para às 11 horas) e começa a salgar a cidade. Por exemplo, ontem às 8 horas da manhã eu acordei e encontrei a rua desse jeito:



Sim, o branco na rua é sal, um caminho de sal. Repara que também tem na calçada, porém na calçada é uma mistura de sal com pedrinhas. Tudo para tentar prevenir acidentes, já que quem paga a conta do hospital, é o governo. Mas mesmo com o sal, as pedrinhas e a bota com travas de metal super aderentes, é preciso caminhar patinando pra evitar aquela video cassetada. 

Como eu disse, o canal do tempo costuma errar em algumas horas. A previsão de chuva congelante era para às 11 da manhã, mas ela só começou mesmo no final do dia. Eu nunca tinha visto esse negócio de chuva congelante, gente da roça fica curioso demais da conta com essas coisas, sabe? Daí eu ficava toda hora indo na janela ver a evolução da coisa. Infelizmente não deu pra registrar por foto, a superfície da calçada parece molhada, quando na verdade é gelo, e não dá pra ver isso por foto. Consegui fazer um video que mostra duas pessoas tentando atravessar a rua sem cair. Pena que estava noite e não ficou muito bom, mas dá pra ter uma idéia do perigo.




Tudo que você vê e que parece estar molhado, é gelo. Dá até pra reparar uma das pessoas procurando um lugar melhor na calçada para caminhar, provavelmente a parte com pedrinhas. Pode reparar também que até os motoristas reduzem a velocidade (muito prudente).

Essa imagem é do dia seguinte a chuva congelante:


Veja a quantidade de pedrinhas que jogam. A parte branca é o gelo que embranqueceu por causa da mudança da temperatura. 

E assim começa o Inverno 2012, atípico, sem neve acumulada nas ruas, céu azul e temperatura em torno de 1ºC. Nada normal para a época. Meu professor que tem a idade da Madonna (ele tem dificuldade em dizer 53... rsrsrs) disse que em todos esses anos dessa industria vital (a vida dele), essa é a terceria vez que isso acontece. As estações de ski no Quebec estão fechadas por falta de neve ou funcionado com neve artificial em pleno Dezembro (parece piada, né?). No oráculo passa toda hora a  previsão da possibilidade de neve para o dia 24, e a possibilidade de um Natal Branco está bem baixa (eles estão tristes com isso, parece outra piada, né?), e eu estou achando que o Hotel de Gelo que teria pela primeira vez aqui em Montreal em janeiro, está comprometido. E bem acho que minha patinação no gelo, meu tobogã na neve, meu boneco de neve e minha batalha de bolas de neve, também estão em risco. Enfim... hoje é o Solstício de Inverno no hemisfério norte, o primeiro dia da estação da neve. Neve mesmo, não tem, mas vamos ver como serão os meses de Janeiro e Fevereiro, considerados os mais rigorosos. E que venha o inverno!


Update: O canal do tempo está transmitindo um video feito ontem logo depois da chuva congelante. Se estiver curioso pra ver o garoto deslizando pelo asfalto e conhecer também o Oráculo, clique aqui!


Um comentário:

  1. adorei o post !!! hahahaha
    tudo de bom e espero que venha um pouco de neve pra vocês.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir