ROC, aí vamos nós!!!

, , 3 comments
Primeiro dia no Canadá, eu toda deslumbrada com tudo aquilo a minha volta (leia-se: metros de neve) parei numa esquina de uma movimentada rua de Montreal e disse: Minha nossa, estou no Canada! Nesse exato momento, quase como o mestre dos magos que só aparece pra dar opinião errada e depois some, um ser humano quebeco me apareceu e disse: "- ma chère, vous êtes au Quebec". E disse isso sem biquinho, e com um estranho "lo" no final...

Oi????

Assim, meio que sem entender nada, olhei para o marido e disse: "mas onde é que tá o Quebec, mesmo?" Foi nesse dia que eu aprendi todo aquele blá blá blá de Vive le Quebec libre. Foi nesse dia que eu aprendi tudo que é de mais importante sobre esse país, que não está nos livros, não está na internet, muito menos naquele monte de papel que a gente recebe do consulado junto com os passaportes, nesse dia eu aprendi que esse território se divide em dois: de um lado o azul com a florzinha e do outro o vermelho com a folhinha, de um lado o Quebec de outro o Rest of Canada - ROC.

Isso tudo é loucura? Eu acho que é. Até agora eu acho que o Quebec está perdendo tempo querendo não ser Canadá. Por isso (e por outros motivos) acho que eles deveriam ser país.

E se me permitem a ousadia, eu acho que isso dá até um samba enredo... samba enredo não, uma Toada, com uns lindos rituais de Bumbá... Bumbá não porque aqui não tem tanto boi assim, vamos substituir os bois por Canadian Caribou - Rena, aquela do Papai Noel, se você preferir - de um lado do bumbódromo... digo Renódromo, a Rena Garantida com a folha vermelha na cabeça e do outro lado a Rena Caprichosa com uma flor-de-lis azul. Atrás deles os levantadores de toadas, um em inglês o outro em francês... imagina o delírio da galera? Isso ia virar ponto turístico desse país, já posso até ver entrar para o calendário anual de eventos e ser até mais aguardado que o Baile do Cafona de Colatina.

E antes que você largue meu bloguinho e saia procurando o que é Toada, eu explico: toada é aquela música que cantam durante o desfile do boi (como um samba enredo) na festa de  Parintins, no Amazonas...

A côr do meu batuque
Tem o toque, tem o som
Da minha voz
Vermelho, vermelhaço
Vermelhusco, vermelhante
Vermelhão...

....

Meu coração é vermelho
Hei! Hei! Hei!
De vermelho vive o coração
He Ho! He Ho!
Tudo é garantido
Após a rosa vermelhar
Tudo é garantido
Após o sol vermelhecer... 

...

Viu como você já conhecia uma toada...

E eu viajei na maionese, não? Tá, pode até ser, mas que seria uma alegria pra esse povo, isso seria... imagina os quebecos todos de panelinha na mão no desfile desse ano atrás da Rena Azul? hahahahahahahahahahaha

Mas voltando do mundo da lua e focando no nosso assunto:  Resto do Canadá, foi assim que os quebecos apelidaram o "Canadá", e é para lá que eu estou indo agora!

E se você quer saber como vai ser a vida no ROC da nobre Camponesa de bom coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha, não perca as cenas dos próximos capítulos, nesse mesmo blog, nesse mesmo canal! Porque por hoje eu já viajei bastante... rsrsrs

3 comentários:

  1. Caraca, rachei de ri aqui, o meu marido acha que eu viajo no mundo da lua, posso dizer a ele que não sou a única, descobri mais uma pro Club!
    Boa sorte na mudança, a gente como vive entre Ottawa e Gatineau, já sabemos e vivemos muitas diferenças entre os dois Canadás.

    ResponderExcluir
  2. estás te mudando ? Ou só indo passear pelo ROC ?

    Abraços;
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ROC? Não gostei... Pois eu prefiro morar em ROC Country do que Quebéc! hahahah

    ResponderExcluir