Uma explicação para: A constante vontade de ir, querendo ficar

, , 9 comments
 Essa inexplicável sensação de achar que a minha casa é a casa da minha mãe, láaaaa nos confins de Colatina, essa sensação de olhar para tudo a minha volta e saber que é um sonho conquistado, mas ao mesmo tempo, não se sentir parte dele, essa sensação constante e infinita de ir, querendo ficar, ou a vontade de ficar, querendo sempre ir, que não passa nunca - nunca - ela tem uma explicação!

Há obviamente explicações com embasamento cientifico, que diz: uma vez imigrante, você nunca mais vai se sentir em casa novamente em lugar nenhum. Sempre fica a sensação de que algo está faltando. Que o imigrante sofre da síndrome da perda da memória ruim, e fica somente com as memórias boas do tempo vivido acolá.

Há também as modernidades da tecnologia, que traz aos filhos distantes da pátria mãe gentil, as noticias fresquinhas, seja das manifestações dos rodoviários ocorrida hoje pela manhã na presidente vargas, seja o servidor da prefeitura de Colatina que estacionou sobre a faixa de pedestre. Fatos que nos lembram da violência outrora vivida, da injustiça praticada deliberadamente, das desigualdades e das necessidades básicas de um povo sofrido desde o seu tempo de Brasil colonia.

Há a primavera. Ahhh... a primavera... a manifestação sutil e transformadora da mãe natureza, o brotinho de esperança que surge num coração invernal movido a vitamina D, e os 2 meses de verão que se seguem, que são tão intensos e cheios de festivais, atividades e diversão.

Mas adianta? Adianta tudo isso? Adianta ciência, tecnologia, diversão e relembrança de memória muitas vezes esquecida? Não, não adianta de nada meu povo, a mardita da vontade de ir querendo ficar não passa!

Hoje estava conversando com meu pai, e acabei por descobri o real motivo desta inquietude.

Conversar com ele é raro, quando ele não está atuando nas atividades aposentaduristicas do interior, ou seja, jogando dominó na praça da igreja como seus outros colegas de profissão-aposentado, ele já está dormindo. Ele acorda e dorme com as Colegas ~ Galinhas. Papys madruga ao primeiro cocoricar do Zé Tião, o Galo do vizinho da rua debaixo, aquele penado desgracento que começa a cantar as 5 da madrugada, e dorme com o boa noite do William Bonner.

Mas hoje papys skypou-me para contar as ultimas novidades do mundo colatinense, e papo vai, papo vem, lá pelas tantas alturas do rumo da proza, ele disse:

- Ah Fia* reza pra dar tudo certo. (ele está resolvendo uns por menores por lá)

- Claro pai, rezo sim, acendi até uma vela hoje. (pessoa de fé, muito lindo)

- Ahhh, reza mesmo. Eu também rezo pra você todos os dias. Peço ao Divino Pai Eterno todos os dias pra você voltar!


Parem as máquinas! Parem o mundo! Reúnam todos os cientistas! Chamem Robert Langdon! Descobrimos o enigma da humanidade!!!!!

"Reza todos os dias para EU VOLTAR!"

Num estilo bem Vera Verão disse:

- Pééééra aí! Deixa eu vê se entendi... Então eu fico aqui toda tristonha, cantando "saudade da minha terra" todo santo dia, fazendo terapia, enquanto o culpado é você! E eu esse tempo todo achando que o problema era eu, a ovelha desgarrada, a madalena arrependida, a deslocada socialmente, A FILHA PRODIGAAAAA! Paaaaaai!!!!!
 
Meu pai, é claro, teve um ataque de risos. Que eu até agora não sei se foi por que ele acabou deixando escapulir a vontade dele que eu volte, ou por ter quebrado uma teoria fundamentada da ciência humana.

Lembrando que nem meu pai, nem minha mãe, me cobram visitas ou se eu vou voltar. Eles sabem que a viagem é longa e cara, que depende de férias do trabalho e outros fatores. Eles sabem que já é suficientemente difícil para todas as partes ficar distante. Não tomar café juntos pela manhã, não reclamar um do outro, não estar juntos nas festividades familiares ou nos aniversário. Então porque cobrar? Então eles nunca, nunca cobram.

Mas dessa vez ele deixou escapar, e a cara dele foi impagável!

- Pai, pesquisadores escrevem teorias sobre isso, imigrantes debatem esse tema diariamente, e eu aqui pesquisando, lendo, fazendo terapia, tentando entender!!!! Enquanto tudo na verdade e obra e intervenção celestial do Divino!
 
Senti uma certa alegria no olhar de papys quando disse que voltar é um assunto que entrevem meus pensamentos vez e sempre. Acho até que ele deu uma olhada de rabo de olho pra imagem do Divino Pai Eterno que estava ali de lado e deu uma piscadela: "Ae Divino, tá funcionando!"

Mas agora pelo menos sei que essa vontade de ir querendo ficar que nunca passa não precisa mais de terapia, nem pesquisas, nem longos debates intelectuais, agora eu sei que a culpa toda é da novena do Divino Pai Eterno que meu pai faz todo santo dia!

E você, imigrante amigo, que sofre, já sofreu ou que ainda sofrerá desse mal, lembre-se, alguém em algum lugar poderá estar fazendo a novena do Divino Pai Eterno pra você também!

__________________
* Fia - s.f., derivação regressiva de Filha, maneira Brejeira do Papys se referir a sua filha, nesse caso, eu mesma.


(derivação regressiva de filhar)

"filha", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/filha [consultado em 16-05-201

9 comentários:

  1. Me identifico tanto com esse post. Quando resolvi mudar pra Bélgica, foi a despedida mais difícil que já tive na minha vida, meus pais que não eram de chorar, choraram como bebês, era um sentimento de despedida sem volta! Porém, eu voltei! e é bem possível que mamãe, que é muito religiosa tenha rezado todos os dias pelo meu retorno!
    Agora to tentando deixar a pátria novamente, também com a promessa de ser pra sempre, mamãe nem toca no assunto e não quer saber dessas coisas de Canadá! e meu pai já me vê lá do céu! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as vezes que eu volto do Brasil é uma choradeira só tb, eu sou a que mais choro! hahahahahahaha

      Excluir
  2. E eu aqui achando que estava ficando loco!!! Sabia que tinha uma explicação.

    ResponderExcluir
  3. Nós nem fomos ainda e hoje minha mãe perguntou meio sem querer: "vocês não vão voltar, né ?" ... kkk .. Nem sei o que responder. Como eu sempre digo: "se tudo der certo, não". Mas quem pode saber do amanhã, não é ? Nem chegamos ainda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb ouvi esse tipo de pergunta quando vim de todo mundo - familia e amigos. E até hoje to nessa de "num sei..." rssss

      Excluir
  4. Adorei o seu post! O poder da oração é incrível e transpõe nosso entendimento... "Há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que se pode julgar a nossa vã filosofia"
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. Estou sempre pensando nisso: qdo será q eles voltam, será q voltam? Mas qdo penso em todos os problemas q temos aqui com saúde, transportes, educação, VIOLÊNCIA, estradas, etc, etc...fico achando q estão melhor aí mesmo e resolvo entregar pra Deus q ele, com certeza, sabe o q é melhor pra cada um de nós. Agora vou deixar por conta das orações do seu pai....rs

    ResponderExcluir
  6. Eu estou sempre com a sensação de querer ir embora do Brasil. Espero que eu não passe por isso quando conseguir de fato ir embora.

    abraços e boa sorte !
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir