Onde ficar em Montreal

, , 4 comments
Processo de imigração é realmente um processo, e não espere que esse processo irá acabar no dia em que você receber o visto no passaporte. Depois de colocar o seu pézinho aqui no Canadá, o processo continua. São muitas coisas que precisam ser feitas e outras tantas que você irá passar que também fazem parte do processo.

Uma das mais importantes é onde ficar quando chegar. Todo mundo faz milhões de pesquisas antes de vir (eu espero), buscando informação em foruns, comunidades, blogs e afins. Com a gente não foi diferente, decidimos depois de muitas pesquisas, mas claro, na hora de decidir, tudo depende dos seus padrões e o que é essencial pra você.

Usamos muito a Comunidade Brasil Quebec, as comunidades do Orkut, o grupo Canada Immigration Brasil do Yahoo e os "blogs bons que a gente lê".

Esse depoimento (tem que logar pra ver) do Orkut, foi decisivo para excluirmos o Outremont Suites, e vou fazer propaganda falando mal mesmo,  não quero ver nenhum outro Brasileiro passando pelo o que esse casal passou (aliáis, casal gente fina que acabei conhecendo pessoalmente por obra do destino!) e hoje vejo que o tempo que perdemos/investimos com pesquisas, nos pouparam muitos aborrecimentos aqui. Então leia bastante, se informe, faça perguntas quando for possível, use o google street para conhecer a região, enfim, use e abuse das vantagens que a tecnologia nos oferece!

Então, voltando ao assunto... chegar e ter um lugar pra ficar é muito importante, você vai chegar cansado, com muitas malas, ansioso, pode ser de noite e tudo pode acontecer...

Ainda do Brasil, fechamos um studio (o tal do 1 1/2) no centro da cidade, chamado Place Lincoln. Em alguns lugares, você precisa fazer um contrato de 3 meses,  pagar dois meses adiantados (o primeiro e o último). Nesse studio onde ficamos, existe a flexibilidade de ficar um dia, uma semana ou um mês, tendo um descontinho para quem fechar contrato por seis meses, mas também pode renovar mês a mês. No link dá pra consultar o preço, fotos e tem os contatos. Não tivemos nenhum problema, tudo foi feito conforme o combinado. Pagamos ainda do Brasil (atravéz do cartão de crédito) um valor para fazer a reserva e o restante quando chegamos (em dinheiro, lembre-se de levar).

Agora falando um pouco mais sobre o sujinho (a propósito, sujinho foi o apelido carinhoso que demos para o prédio depois de ler os relatos que diziam que os corredores e as escadas tinham cheiro de fritura e outras coisinhas. E tinha mesmo, eu até pratiquei bastante apnéia todas as vezes que precisava usar o corredor... rsss), o prédio é bem simples, tem muitos apartamentos, a maioria studios, mas tem 3 1/2 (quarto e sala) também. Todos os apartamentos são mobiliados, tem tv a cabo e internet. Também tem uma geladeira pequena, um microondas pequeno (o pacote de pipoca não roda!), fogão, panela e pratos. Dá pra preparar alguma coisa, principalmente se você começar a ter probleminhas com a culinária local, como eu tive...rsrs. O apartamento estava limpo. A cama tem lençol, colcha e edredon, que pareciam estar limpinhos (não tão limpinhos depois que eu achei um cabelo preto comprido que não era meu no edredon, ecaaaaa!)... e graças a uma dica do grupo, levamos do Brasil roupa de cama. Se você está cansado, com fome e com neve até a canela, não vai se arrepender de largar aquele sapato maravilhoso no Brasil pra dar lugar a roupa de cama, te garanto! Depois também compramos um edredon, claro... rss... O banheiro tem um tamanho descente, no apartamento que ficamos, o troninho era rosa, a parede azul calcinha, a cortina de florzinhas e o piso quadriculado... ou seja, um banheiro feliz! No subsolo tem uma lavanderia, não grande, mas dá pro gasto, e é sempre bom lembrar aquela dica de nunca abrir a máquina ao lado, falou?! ;-)

Se você, caro imigrante, decidir ficar no sujinho, atenção: se prepare para morrer de susto com o alarme de incêndio. Durante o primeiro mês ele tocou, nada mais, nada menos, que 8 vezes!!! E aí vc tem que descer pelas escadas, ir pra rua, com neve ou não, e esperar até a caravana dos bombeiros chegar. Na primeira vez, depois do susto com aquele apito maldito, fiquei até impressionada com a eficiência dos caras. Em quatro minutos uma fila de caminhões se formou na frente do prédio. Antes que você se apavore e desista de imigrar (que exagero... rss) a explicação: o alarme toca não necessáriamente por causa de um incêndio, mas quando o chinês ou o indiano resolvem fritar um ovo (daí o cheiro de fritura no corredor, sacou?!) ou o árabe que resolve "pitá", aí enchem o quartinho sujo de fumaça e calor e então o alarme dispara. O negócio é que os tais não estão acostumados com essas tecnologias (nós brasileiros tão pouco, mas eu desenvolvi uma técnica muito eficiente que consiste em sacudir o paninho de prato debaixo do alarme de fumaça! hahahahaha). Mas nossas oito "meia-maratonas do incêndio" não foram por culpa só do ovo frito, no subsolo estava tendo uma obra que foi responsável por disparar o alarme algumas vezes... Você pode ter a sorte do alarme não disparar nenhuma vez, mas vai deixar de viver essa emoção... e se ele tocar, não confie no ovo frito, desça!

Os sistemas de incêncio aqui são tão eficiênte porque as paredes são quase sempre feitas de madeira para reter o calor, então o alarme dispara e um sinal toca lá no corpo de bombeiros também, então os homens do fogo descem pelos caninhos de polidance, igual nos filmes, chegando rapidinho no lugar. Coisa linda de se ver!

O sujinho fica muito bem localizado, no centrão, perto do metrô da Guy-Concordia, perto da Concordia University e também da McGill, perto também tem farmácias, supermercado, lojas e etcs. Minha outra dica é escolher andar alto. No andar alto a vista é bem legal, dá até pra ver um pedacinho do Mont-Royal, depois de ficar um mês num lugar tão apertadinho, isso vai fazer uma grande diferença. Ficamos lá mais tempo do que o planejado, por nossa escolha, mas eu não recomendo, tenha em mente que tem que ser por pouco tempo. Acordar todos os dias olhando para o fogão chega uma hora que deprime. E eu só pude perceber o quanto isso estava nos afetando depois que nos mudamos.

Espero que os donos não reclamem por eu estar citando o nome (e um vídeo) do prédio aqui no blog, espero que entendam isso como uma forma de promover o lugar, afinal das contas eu não estou falando mal do sujinho, estou??? rss

Atualização
Encontrei esse vídeo de um outro apartamento do 7º andar do sujinho (veja que nem é sujinho, é só um apelido carinhoso mesmo) ótimo para se ter uma noção do espaço de um studio.

4 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Tudo de bom pra vcs nessa nova etapa!
    Abraços
    Monique
    blog: http://vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. agora entendo o porque de acordar olhando o fogão. nao deve ser mto legal...pelo que mostra o video o apto eh super pequenno. se a cozinha é junto no quarto. OMG. quanto se paga por mes pelo sujinho, como vc chama ??

    vou seguir o seu blog.
    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Catherine!
    Pagamos $790 por mês. Lá é bom pra quem está chegando, precisa de um lugar para ficar até encontrar o apartamento definitivo. Imagina se o lugar é uma porcaria? Vc aguenta por 3 meses ou perde dinheiro (o que não é bom pra quem está chegando e ainda não tem dindim entrando). Se for uma pessoa sozinha, ainda vai, mas um casal, não aconselho ficar muito tempo não!
    Vou acrescentar o seu blog lá na minha lista.
    Continue acompanhando o Mude a Vida e participando.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post. rsss Parabéns!
    E vc conhece algum outro lugar com o mesmo valor pra ficar um mês? Ainda tô pesquisando... Acho que chego em Montreal em setembro.
    Abçs,
    Cintia

    ResponderExcluir