Ahh, o verão...

, , 3 comments
Nossinhora dos Imigrantes Felizes do Verão! Eu tô sumida do blog há uma semana? Numcreditonisso! Mas não é falta de assunto não gente, assunto tem pra mais de metro, o que me impede de parar aqui pra contar as novidades é o verão... ahhh, o verão...

Li em muitos blogs, ainda do Brasil, falando que o verão aqui era quente, mas como cheguei no inverno, tive que esperar ele acabar pra ver qual era... quando o inverno acabou, ainda tinha neve na rua. Já na primavera, nevou. Lá pela metade da primavera, as temperaturas não passavam dos 15ºC, quando faziam 17 eu já saia toda feliz sem o meu casaco de neve (só com a jaqueta, o moleton, uma blusinha de manga, outra segunda pele, outra blusa de manga e uma camiseta, e não me olha assim, eu nasci em Colatina, um lugar quente, praticamente o calderão do zé caveira, não sei o que é frio!) bom, mais aí esse negócio de primavera com frio não me convenceu, eu custei a acreditar nisso. Calor em Montréal? Duvido! Já estava até acreditando que logo logo me mudaria para um iglú e criaria um pinguim na casinha do cachorro. Mas e não é que fez calor, gente! E que calor! Ahhh... o verão... Outro dia entrei num ônibus que tinha ar-condicionado! Quem um dia ia imaginar que eu iria entrar num ônibus com ar-condicionado em Montreal? E para os desavisados que me sacanearam dizendo que eu ia trocar o pinguim de geladeira por um no quintal, os bichim nem moram aqui, viu... aqui mora o Urso Polar da Coca-Cola e o Papai Noel, viu gente? Aviso logo...

Ai então chegou o verão, e essa tal de Canicule que eu ouvia falar. 32º Celsius com sensação de nem sei quanto, 40º talvez? Montreal 40º e salve-se quem tiver um ar-condicionado fresquinho em casa!

Deu saudade da praia, da água de côco, do chopinho geladinho no final do dia com o povo do trabalho, dos banhos de mangueira no quintal... ahhh, o verão... aí quando bate aquele calor, aquele forte mesmo, aquele calor quente sabe, eu pego meu fone de ouvido, minha toalha de piquinique e vou pra debaixo da árvore que tem no parque aqui da frente pra me refrescar. Num tem outro jeito, ficar dentro de casa sem um ventim fresquim é im-pos-sí-vel!



Mas é que aí eu descobri que quente mesmo nesse verão são os festivais! Como tem festivais nesse lugar! Pra quem gosta de evento ao ar livre e grátis (EU) é o paraíso! São tantos que a gente não dá nem conta de ir em todos, olha:  Les Francofolie de Montreal, Vieux Port, Festival Internacional de Jazz de Montreal, Week-end du Monde, Festival Internacional Nuits d'Africa, L'Internacional des Feux, FestiBlues, Osheaga, Just for Laughs, Montreal Complètment Cirque, Orchestre Symphonique de Montreal isso sem contar com a Fête Nationale du Quebec, Canada Day, as exposições nos museus, os desfiles de moda, os shows internacionais (os artistas do país ali do lado), os parques aquáticos, o parque de diversão (que só funcionam no verão, adivinhem por que? rs) as atividades nos parques, os desfiles nas ruas, os Trottoir, mas algumas coisas que eu devo ter esquecido...ufa! Tem que botar um sanduba na mochila e sair cedo pra dar conta de tudo! Ahhh, e esse negócio de trottoir (saiba melhor o que é isso aqui) é pra deixar qualquer mulher enlouquecida, até aquelas mais, digamos... economicas, como eu! Minha amiga, se vc gosta de gastar, deixe a sua carteira em casa! Meu amigo, se tua mulher gosta de gastar, deixe ela em casa! Esse negócio de Trottoir é basicamente assim: fecham a rua só para pedestres. As lojas dessa rua colocam nas calçadas vários artigos em promoções. Tem-de-tu-do! De frigideira a sutiã, você paga 5 doletas, sem taxas, sem nada, cinquinho e leva um lindo sutiã para casa! São descontos tentadores! O mais legal da "feira da economia" é a bagunça, pra quem gosta da farofada (eu) é um prato cheio!

Para se organizar no meio de tanta atividade bombando pela cidade, tem esse site aqui Le Mur Mitoyen com todas as atividades divididinhas por dia, e tem o What to do da cidade de Montreal com todos os eventos, bom pra quem está se programando em vir visitar a cidade.

Falando nisso, a cidade de Montreal é basicamente Colatina, tá vai, aqui é mais limpinho, arborizado, civilizado, organizado, ado, ado, ado... mas em Colatina, tem um Cristo Redentor (êêêhhh!!!), tá vou explicar onde eu quero chegar... quero dizer que essa cidade tem muitas atividades pra fazer, durante o maravilhoso e calorento verão, mas fora isso, não é tipo o Rio de Janeiro, que continua lindo, que tem praia, montanha, cachoeira, pontos turísticos naturais, com a boemia, a Lapa, as nights maravilhosas, e deixa eu parar por aqui antes que eu me comprometa. Ou seja, Montreal tem atividades mas não tem pontos turisticos onde os turistas possam gastar o seu tempo de pernas pro ar só apreciando, sem fazer nada por uma semana (pelo menos eu não achei ainda), então, se tiver que vir, que venha no verão pra aproveitar muito mais!

Bom, resumo da ópera, sumi porque como diz mamy, tô batendo perna, aproveitando as atividades externas enquanto a cidade tá colorida. Ahhh, o verão...  num dá pra ficar em casa assando! Tô perdoada, num tô? É um bom motivo, não é?

3 comentários:

  1. Eu quero ir praííiiiiiii...hehehehehehe
    Ótimo post! Várias dicas legais alem de matar a gente de invejaaaa....rs
    beijoss
    Aproveite cada segundo do verão :)
    tudo de bom!
    Monique
    vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Meg! É o mesmo curso que eu fazia... a High School de sherbrooke eh onde vc tb fez... eheh. Acho que depende do muito do professor... tive 3 professores la... 1 muito bom, um mais ou menos e um ruim. Fiz na Dawson depois e foi maravilhoso. Puxadissimo. =D bjs

    ResponderExcluir