Lava roupa todo dia, que agonia

, , 3 comments
A história é mais ou menos assim: depois de meses pesquisando um lugar para ficar a conclusão que se chega é que um studio é a melhor opção. Depois que você realmente chega, se dá conta de onde você foi se meter. É um aperto só, de manhã a primeira coisa que você vê é o fogão... tudo o que tem disponível pra você é o essencial do essencial: uma panela, dois pratos, duas copos, dois garfos, e se tiver duas colheres, meu amigo, comemora, você é um sortudo...

Mas e quando chega a hora de lavar a roupa? Porque isso também é essencial, mas uma máquina de lavar é a última coisa que você vai ver num studio, e na banheira colocar a roupa de molho não é uma boa idéia... aí não tem jeito, tem que ir pra lavanderia. Se você tem nojo, meu conselho: trabalha isso. Lavanderia vai passar a ser parte da sua vida.

Minha primeira experiência com uma lavandeira foi um desastre. Pra começar, resolvi encarar meus nojos. Dei uma passada por lá, queria dar uma olhada pra ver quais eram os frequentadores (sério, eu fiz isso). Depois, se as máquinas eram limpinhas... Depois, e o mais importante de tudo, quanto custava.

Nunca usei uma lavanderia no Brasil, não sei muito bem como isso funciona, aqui não dá pra levar roupa molhada pra casa (aquele molhado depois de centrifugar, sabe?), mesmo porque acordar olhando pro fogão já não é legal, com um varal na cabeça então... e depois está nevando lá fora, é bem possível que sua roupa congele pelo caminho. Então, lavar é uma máquina, secar é outra, e você paga pra lavar e secar. Pois bem, na lavanderia da esquina: frequentadores - ok; equipamento - ok; Preço: lavagem - $1,25; Secagem - 0,25 cents (muito ok); Sabão - 0,75 cents. Conclusão final: está mais barato do que lavar na lavanderia do seu prédio (quase todos tem uma lavanderia no porão/basement).

Então, fiz minha trouxinha e lá fui eu toda contente e feliz, lavar minha roupinha.
Cheguei e já fui olhando dentro das máquinas, afinal quem vai querer um cabelo que não é seu tomando banho com suas roupas, não é mesmo?

Primeiro passo: Pegar o sabão. Coloquei as moedinhas, apertei o botão e lá vem a caixinha máquina abaixo. Uma coisinha um pouco maior que uma caixinha de fósforo... Oi? isso aqui é o sabão? Mais aí você sempre ouviu falar, em todos os blogs que você já leu, que os produtos aqui são muito bons, então você se convence que essa é a quantidade ideal e pronto.

Coloquei cuidadosamente minha roupinha na máquina. Quando já estava quase toda lá dentro, vem o funcionário que já estava me filmando desde quando eu cheguei e abri todas as máquinas em busca de um pentelho pelinho e diz: "É muita roupa, você precisa usar duas máquinas". Ok, ele tem razão... quem mandou fazer tanta "pesquisa", né? Abri a máquina do lado (verifiquei lá dentro, claro) dividi as roupas e... minha nossa... vou precisar de outra caixa de sabão... Certo, agora são duas máquinas e duas caixas de sabão, a conta aumentou.

Então, 25 minutos depois a máquina termina o ciclo, pego a cesta pra levar as roupas pra secadora, começo a retirar as roupas lá de dentro rezando pra que estejam todas limpinhas e cheirosas, mas adivinha? as roupas não estão limpinhas e nem cheirosas como eu queria. Ou o sabão não era suficiente ou não era tão concetrado assim, fui enganada! rss

Certo, o que fazer? São 10 horas da noite, você tem fome, raiva do dinheiro que já gastou, dos 20 minutos que ficou assistindo a máquina lavar a roupa, da roupa que continua suja... não há o que fazer, coloca tudo ali na secadora e pronto.

Para minha felicidade, a secadora era bem grande, cabia toda a roupa e custava só 25 centavos! E enquanto eu não sabia quanto tempo era preciso para secar toda aquela roupa, eu ainda era feliz e não sabia. Para secar tudo aquilo eu precisava de 30 minutos! 30 minutos meu senhor? Como assim? Você não sabe o que pensar. Mais 30 minutos dentro da lavanderia lendo jornal de ontem? em francês? Faz as contas, 30 minutos... 25 centavos por 5 minutos... abre a carteira, não tem mais moedas! O que poderia ser pior?

Mas agora você está no primeiro mundo, tudo aqui foi feito para facilitar a vida do cidadão (ou não) e logo ali tem uma máquina que troca notas de papel em moedas. Ainda bem que eu tinha uma nota de 10 dolares na carteira que num passe de "máquina" se transformaram em muitas, muitas moedas. O melhor é quando as moedas começam a cair. Um escandalo de moedas caindo numa bandeijinha de metal. Todo mundo olha, claro. Agora, além do saco de roupa "suja" que eu tinha que levar de volta pra casa, tinha meio quilo de moeda também...

Volto pra casa com a sensação de dever cumprido? Não!
Me sinto uma tonta... gastei dinheiro e a roupa não está tão limpinha quanto eu queria...
Mas agora eu aprendi. O esquema pra se lavar roupa na rua é assim: Primeiro você precisa comprar um sabão. Compre o líquido porque eles são realmente muito bons. Procure nas promoções. Graças ao meus novos amigos Ana e Alex, conheci o site Supermarche (anota isso aí imigrante, vai te ajudar muito!) e pude comprar o sabão por uma pechincha. Lave no basement do seu prédio, você vai lá de chinelo (nada de casaco ou bota de neve), volta pra casa até o ciclo terminar, vê o jornal de hoje, volta lá, troca a máquina e advinhem? Gasta menos! Pelo menos aqui a secadora tem o ciclo de 1 hora e custa $1,35.

Tem só dois incovenientes: 1 - você precisa carregar um cartão pré-pago (essa não é de moedinhas, muita modernidade) e a recarga mínima é 10 dolares e 2 - você vê seus visinhos na íntimidade do momento Amélia (e eles você). Mas no final o saldo é bom: é mais barato, economiza tempo e minha roupinha ficou bem limpinha dessa vez.

A idéia de lavar a roupa em uma máquina pública não me agrada muito, mas a água da lavagem é muito quente, então eu me convenci de que isso esterelizava tudo, afinal a roupa precisava ser lavada de alguma forma e em algum momento. Mas se ainda assim você sentir nojinho segue mais uma grande dica: nunca, em hipótese nenhuma, jamais! abra a máquina do lado que está no meio do ciclo de lavagem do vizinho indiano que mora no andar de cima! É sério!!!

3 comentários:

  1. Putz, esse teu episódio com a máquina de trocar dinheiro me fez rir muito.

    A uns anos atrás, nos EUA, eu fui lavar roupa no hotel e fiz EXATAMENTE a mesma coisa.

    Eu precisava de 1,25 pra ligar a máquina, mas só tinha uma nota de 10. Olhei lá no cantinho e ví a tal maquininha, fui lá e, sem pensar, coloquei os 10 dólares.

    Depois de uma barulhada infernal que fez todos olharem pra mim com cara de espanto, saí de lá com um quilo de "quarters"... Fiquei o resto dos dias carregando as moedinhas, usando pra comprar refri e salgadinhos nas maquinas.

    ResponderExcluir