Como identificar a chegada do inverno - Guia ilustrado para Brasileiros

, , 3 comments
O tempo no Canadá é assunto "pá mais de hora", principalmente numa visão tropicana. Em maio eu fiz uma Breve explicação sobre a temperatura, fazendo uma comparação entre Montreal e o Rio de Janeiro, lembra?

Ultimamente por aqui, a cor predominante tem sido o amarelo, muitas árvores já estão peladinhas, coitadas, o que me faz crer que a cor predominante durará por pouquíssimo tempo.

O verão foi muito bom, mas calor mesmo eu senti por um mês, ou como diz o fanfarrão do meu professor de inglês, o verão começou às 13:15 do dia 15 de julho e terminou às 16:42 do dia 16... de julho. Exageros à parte, o verão realmente foi rápido e rasteiro. Vive-se longos e intensos dias, com muitos eventos acontecendo, festivais pipocando em todas as partes, parque de diversões e piscinas abertas e ainda a possibilidade de caminhar na rua, entrar num estabelecimento e não realizar o ritual do tira-e-bota das roupas. São muitas atividades que quando a programação de verão acaba você fica até perdido sem saber o que fazer, sentindo um certo vazio.

Mas quando você é um forasteiro em uma terra onde o Bom Velhinho habita nos outros 364 dias do ano, como saber identificar a chegada do inverno? Quando saber que os sonhos de uma noite de verão chegaram ao fim?

A gente que nasce nos arredores Equatoriais ou que conhece bem o que é um Rio 40° de Janeiro, fica bem confuso na hora de entender o que é frio pra uma jaquetinha e o que é frio para um casaco. Até pouco tempo, 19° era motivo para sair agasalhado, 16° para usar meia de lã e 12º, feriado municipal.

Mas afinal, agora que se é gringo, como saber qual é o momento certo para usar a jaquetinha básica? Quando acrescentar um suéter de lã? E quando usar tudo isso junto e mais um casaco de 10kg feito com penas de ganso e tecnologia da NASA?

Parece uma pergunta fácil, mas não é. Por isso, para ajudar os futuros imigrantes e os futuros turistas que pretendem conhecer o Canadá durante os meses de Outubro e Novembro (quando há verdadeiramente a transformação da paisagem) eu preparei uma lista, ou melhor, um Guia Ilustrado com as dicas que vão ajudar a identificar a mudança da estação, a aproximação do momento de tirar a roupa de inverno do armário e guardar a de verão.

Fique atento quando...









E aí, gostaram? Espero que eu tenha ajudado (e divertido) um pouco mais vocês. E que venha o inverno!!!


3 comentários: