Como se vestir no inverno - Parte 2

, , 2 comments
Onde eu parei mesmo? Ahh sim, sim... dizia eu que o arsenal de guerra tem que ser completo, da cabeça aos pés, e que se alguma partezinha ficasse desprotegida, todo o resto ficaria comprometido, e disse também que ia falar por partes, então vamos a elas: 

Parte 1 - A roupa de baixo, segunda pele, base layer, underwear ou ceroulas (para os íntimos)
Na mochila eu trouxe uma de algodão que minha sogra maternalmente nos comprou. Sabendo que teria que andar uma quadra entre o metrô até a porta do sujinho, antes de sair do aeroporto fui até o banheiro e a vesti (gente, eu sai naquele calor de 40º dos confins de Colatina e aterrissei naquele frigorífico de -19º de Montreal, imaginem!). O caminho com pouco mais de 10 metros foi eterno. Entre a saída do metrô e a porta do sujinho, puxando uma malinha de 20 e tantos quilos numa calçada cheia de neve, paramos na portaria de 3 prédios para se aquecer. A gente deixava a mala na calçada e saia correndo para o aquecedor da recepção do prédio, imagina a cena! Na perna a sensação era que a gente estava dentro de um freezer com a calça jeans molhada. 

Demorou a gente entender o que fazia efeito. Pesquisamos muito. E a lição número um foi: ceroulas de algodão não funcionam! Aquelas que o povo do sul usa quando eles estão sentindo um "fresquinho" de 4 graus não funciona em Montreal.

O que funcionou pra gente? Nós testamos a de lã merino e a de poliéster. As duas funcionaram pra gente. A de lã é bem macia e maleável, ela te mantém quentinho principalmente quando você está em movimento, tipo caminhando pra lá e pra cá no ponto de ônibus. A de poliéster é muito comum e muito usado (e mais barata também). Fleece, Poliéster, Polartec e outros nomes que eles dão por aí, são tudo a mesma coisa: Polietileno Tereflalato (PET). Sim, é isso mesmo que você está pensando: Plástico! Procure na etiqueta da roupa qual é o material, a super-cara e a super-barata são feitas do mesmo material (100% polyester) e causam o mesmo efeito. Algumas fabricantes oferecem diferentes gramaturas, que vão até 200. O poliéster é ótimo, quente, funciona muito bem e seca rapidinho.

obs.: Tudo isso do qual eu falei até agora se trata da parte de baixo (a danada da ceroula) a parte de cima também é encontrada nos mesmos materiais, mas eu só comprei a parte de baixo, não achei necessário comprar a parte superior, quando eu falar dos casacos eu explico melhor.

Parte 2 - A calça
Essa eu aprendi com o tempo também. O jeans é frio (o algodão é frio), quando está ventando a sensação é de estar com a roupa molhada. Eu sinto muito frio nas pernas, mas eu sei que muitas pessoas nem usam nada por baixo do jeans, mas eu, eu preciso da minha "segunda pele".

Durante o inverno o ideal para os friorentos é usar calça de veludo, é bem mais quentinho. Também tem aquelas calças de esqui, eu já vi algumas pessoas usando essas calças no dia a dia, mas eu particularmente acho muito quente para ficar o dia todo em um escritório, por exemplo, e no dia-a-dia, se fica tão pouco exposto. Talvez só pra usar no trajeto casa-trabalho serve, mas tem que ter saco pra chegar lá e trocar, e antes de sair, colocar de novo, paciência que eu não tenho nem com a bota, sem dizer que quando você anda faz um barulho "xueque-xueque" muito chato. Eu acho que elas são melhores para quando for ficar muito tempo exposto, fazer alguma atividade na neve onde você possa cair e talvez se molhar. Apesar de eu ver muita gente brincando na neve, patinando ou ficando muito tempo exposto em algum evento, usando uma calça jeans ou de veludo. Confesso que eu me sinto muito confortável com minha cerou... quero dizer, underwear de poliéster e minha calça jeans, mas não sei se isso já é uma questão de costume...

Parte 3 - A meia (ou melhor, aS MeiaS)
As melhores meias são as de lã. A porcentagem de lã varia. Marido comprou uma de 100% e outra de 60% de lã merino, e preferiu a de 60%. Eu também prefiro a de 60%. Mas pé é uma parte do corpo complicada. Marido já tentou todas as alternativas e ainda não achou a infalível. Eu também já fiz todas as combinações, e para ficar muito tempo exposta, eu já testei uma meia de lã e outra de algodão, duas de lã, uma de lã e outra de poliéster...

Quando ficamos exposto, e principalmente parados, a primeira parte que começa a congelar são os dedos do pé. Eu uso a meia de algodão ou a de poliéster com elastano por fora da meia de lã, a intenção é que ela absorva a umidade do pé. Se o pé suar, ele vai refriar. Tem gente que usa uma meia sintética (elastano e poliéster) primeiro e depois a meia de lã. Isso e de cada um, cada pezinho. O jeito é descobri como seu corpo reage no frio, não tem jeito.

Parte 4 - O casaco
Casacos, tem para todos os gostos, todos os frios e todos os bolsos. Em um único casaco você pode gastar $600 dólares, e o pior? Ter o mesmo efeito de um de $100. Calma, não se assuste, eu explico: o preço está no nome que está na etiqueta, não no produto, mas disso todo mundo já sabe, não é mesmo? Pois então, você pode gastar cem dólares num casaco sem um nome super famoso ou mais de seiscentos em um Canada Goose, que é muito bonito, mas é pesado e quente, bem quente. Aí você está se perguntando: Essa pessoa está louca? Se ele é bemmm quente, então ele é bom! É sim gente, é ótimo, para temperaturas muito baixas e grande tempo de exposição, e olhe lá. Ele é tão bom, tão bom, tão bom, que você vai precisar de muito frio para usa-lo, e vai derreter se a temperatura estiver próxima de 0°. Os teens montrealenses se amarram nessa marca, e eu acho até que eles usam mais por modinha do que por frio... eu sinto calor só de olha-los com aqueles casacos dentro do metrô... rsss

Aqui na parte do casaco a idéia das layer é o que funciona. Todos os lugares são aquecidos, então você vai querer tirar o casaco quando entrar em algum lugar antes de começar a suar. Pense sempre nisso. Eu geralmente uso blusinha por baixo, um casaquinho e então o casaco de neve. Marido usa uma camiseta de algodão por baixo ou a camisa social, um casaco e então o casaco de neve, como eu. 

O casaco que usamos entre a roupa normal e o casaco de neve é de lã ou fleece (poliéster). Eu prefiro usar assim, e ir tirando conforme estiver a temperatura nos ambientes que eu entro. Os casacos de fleece que a gente comprou cumpre muito bem o papel de manter o calor embaixo do casaco de neve. Claro, se for ficar mais tempo exposto, participar de algum evento ou esquiar, vai precisa proteger o corpo melhor. 

Ficamos super bem usando o que temos para o inverno, mas claro, usamos nossas roupas para no máximo fazer uma guerra de bolas de neve, patinar, comer uns marshmallows na fogueira, um tobogã, participar de algum evento ou ir de casa para o trabalho, não estamos planejando fazer nenhuma expedição de 6 meses na Antártida, pelo menos não por enquanto ... rsss. 

Existem opções de casacos que você já compra com essas camadas. O casaco de neve, o que fica por fora, precisa ter duas funções principais: quebrar o vento (windbreaking) e ser a prova d'água (waterproof), os melhores são aqueles que além dessas duas qualidades, ainda deixam o corpo respirar. Eles vendem as partes dos casacos separas, juntas... tem diversas marcar com diversos preços. Dá pra comprar um excelente casaco por 300 dolares de uma marca famosa, e se for no período das promoções dá pra comprar esse casaco com até 70% de desconto.

Dica: durante toda a estação, quando ainda não estão rolando as big promoções, se você procurar, as lojas costumam colocar numas araras uns casacos com descontos muito bons, são aqueles com tamanhos muito pequenos ou muito grandes ou coloridos - a preferência do povo por aqui é pelo preto, o que eu até entendo por ficar "limpinho" por mais tempo e por absorver o calor do (de quando tem) sol, mas chega uma hora que a paisagem monocromática cansa. De tanto casaco preto e neve branca, uma corzinha pode alegrar um pouco. Meu próximo casaco certamente será colorido!

Bom, como eu disse, é importante saber se o produto é bom, tem muitas marcas no mercado, eu sempre procuro pesquisar os reviews dos produtos na internet antes de comprar. O casaco do marido é Patagonia e o meu é Fahrenheit, nada a reclamar.

Olha só o post ficando quilométrico novamente. Quando isso acontece, o que a gente faz? Isso mesmo, outra parte. Então já sabe, nos vemos no próximo post, nesse mesmo blog. Até lá.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Estou guardando em meus favoritos para que eu possa usa-las em muito breve :D

    Abração
    monique

    ResponderExcluir
  2. Tb. curtir muito o post. Sempre aprendendo...
    Abçsss

    ResponderExcluir