Comprei uma panela de pressão... tururu tchu tchu

, , 9 comments
Assim como eu fiz quando fui para o Rio, mamy queria que eu colocasse a famigerada panela de pressão na mala quando vim para o Canadá. Só quem sabe a preocupação da minha mãe com as minhas doses diárias de feijão, pode entender a necessidade dela em mandar essa panela pros estrangeiros.

Alguém aí já colocou a panela de pressão na mala e trouxe? Eu confesso que já havia até estudado o melhor angulo para encaixá-la dentro da mala e calculei a quantidade de meias que iriam recheá-la, mas o estraga prazeres de mãe preocupada com as doses diárias de feijão da filha, o marido, disse que os fogões daqui eram modernidade pura e que talvez não fosse seguro usar a panela brasuca de gás butano num fogão elétrico, blá, blá, blá...

Num sei se faz sentido, só sei que panela de pressão brasuca ficou lá em Colatina, mas mamãe me fez prometer que eu iria comprar outra. Pois bem, chegamos aqui e fui procurar a panela de pressão...

E ainda bem que não sou cardíaca, porque senão teria morrido naquele dia. Minha Nossa Senhora dos Imigrantes Pobres, o que era o preço daquilo? Variavam entre $75 e $200 dólares!!!!!! E nesse dia ainda vi uma árabe comprando uma e-n-o-r-m-e que custava mais de $100 com uma cara de "nossa, que barganha". Ó-de-o, porque ou eu que sou muito pobre ou uma panela de pressão lá nas arábias deve custar mais ainda do que aqui.

Claro que não comprei, me revoltei e fui comprar feijão de lata. Não é caro, é até gostoso e dá pra variar bastante nos tipos de grãos. Mas para um brasileiro de valor, meio quilo de feijão é o mínimo aceitável para se ter numa semana, não é mesmo? E apesar da sua conveniência, não rendia muito, nem colocando água, e além disso, tinha sal pra dedéu, desse jeito não estava sendo uma opção tão saudável como deveria ser.

Então eu tive a brilhante ideia de cozinhar na panela normal mesmo, que cozinhava depois de duas horas o danado do grão de feijão. Não era aquela coisa que se diz... "nossa que maravilha de feijão", mas dava pra fazer o acompanhamento do arroz e a alegria de mamãe.

Enquanto a gente morava no apartamento onde a energia elétrica estava incluída no preço do aluguel, a gente ia levando o feijão cozido nas duas horas, mas daí a gente se mudou e no novo apartamento a energia vem separada. Pão-dura-mão-de-vaca-economica que sou, nem ousei cozinhar um feijãozinho por duas horas pra saber quanto custava, comprei a latinha amiga sem pestanejar e comecei a caçada a panela de pressão barata.

Diz a lenda que deeee-veeeez-eeeeem-quaaaaando dá pra comprar uma panela de pressão bem barata na promoção. Um casal de amigos de Montreal diz que comprou uma na Canadian Tire por $24,00 e confesso que muitas vezes achava que eles estavam de onda com a minha cara, porque com mais de um ano de Canadá, eu ainda não tinha tido a sorte de achar, mesmo passeando por aquela sessão com certa frequência e sempre dando um oi para as panelas. Pesquisando aqui nas bandas do ROC, eu já havia achado uma de $49,90 no Ikea, que me parecia muito boa, e que mesmo amargando no preço, estava disposta a pagar. E se eu ainda não acreditasse na lenda, talvez tinha até comprado...

Sempre antes de fazer as comprinhas do mercado dou uma olhada nos folhetos das promoções da semana. Nesse dia, estava fazendo a listinha das pechinchas quando de repente me deparei com a lenda da promoção: 50% de desconto em todas as panelas de pressão daquela loja. Quase não acreditei, a panela de pressão num preço lendário estava bem ali na minha frente!!!

Era sexta-feira, a noite já caia sobre a cidade e eu sem pensar nas consequências dos meus atos, dei um pulo da cadeira, sacudi o folheto da loja na frente do marido, agarrei o braço dele, peguei a bolsa e saímos correndo pra loja mais perto daqui de casa!

Era o primeiro dia da promoção, mas e o medo de chegar lá e não ter mais??? Corri em direção a loja, conseguia até ouvir a musiquinha das olimpíadas ao me aproximar da pilha de panelas no meio da loja, tanam nam nam namm nammmm... podia confirmar o descontão tão inacreditável a distância, e mesmo correndo, podia ver a cena das minhas mãos pegando uma caixa se realizando em slow motion...  fui conferir o preço na maquina, precisava confirmar se não era mesmo uma lenda... hahahahahahaha.

Quando a maquina confirmou o descontão $24,99 (!!!) saí correndo mais uma vez olimpicamente em direção ao caixa e adquiri assim, finalmente e para alegria geral de uma mãe colatinense, a minha primeira panela de pressão gringa! Depois de pagar, ergui a panela, olhei para a câmera de segurança (alguém afinal precisava registrar aquele momento) e disse lentamente: "É   p r a   v o c ê   m ã e !". Claro que tudo isso aconteceu de uma forma um pouquinho, mas só um pouquinho, menos cinematográfica do que essa... rsss

E então como proprietários de uma panela de pressão, voltamos para casa muito alegremente e cantarolando aquela canção...

Comprei uma panela de pressão... tururu tchu tchu...

Quanta alegria! E quanta mudernidade também, gente! A nossa é a mais simplinha do mercado e só de válvulas de segurança a bichinha tem 3. Só falta mesmo falar. Acho até que tem uma lá na loja que fala, sabe? Porque por aquele preço, 200 doletas (!) deve chamar a gente pelo nome quando a comida fica pronta "Dona Maria, acabei!". Mas eu não quis saber muito dela não, sabe? Por aquele preço, fiquei com medo dela além de falar, também ter o poder de hipnotizar e te convencer a levá-la pra casa, #medo!

E depois de 1 ano e meio, finalmente pudemos comer em casa um feijão de verdade, com um caldinho cremoso, com grãos macios e com muitas folhinhas de louro, para alegria de um marido carioca.

E para fechar com chave de ouro, a fotinho da mais nova estrela dessa cozinha, a panela de pressão:

 (ciumenta, mimosa enxerida queria aparecer na foto também... rsss)

9 comentários:

  1. êêêÊêê! hehehehhehe
    Parabéns pela aquisição!!! rs...
    Eu tbm não consigo viver sem um feijãozinho... Não sabia que era tão cara uma panela de pressão aí. :O
    Espero conseguir pegar essa promocao tbm.. senão vou ter que arrumar um espaço na minha mala para levar minha panelinha querida...rs
    beijaooo td de bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ficar de olho. Tem dois sites que podem ajudar, não sei se vc já conhece:

      - http://www.circulaires.com/ e
      - http://supermarches.ca/

      Bjosss

      Excluir
  2. Tô rindo até agora de vc agarrada na bolsa correndo com "Charriots of fire" de trilha...

    Uma coisa que dá pra fazer agora é doce de leite de leite moça :)

    Arroz integral tb fica bonzão na pressão.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Uma amiga estava me ensinando. Ela fez e disse que ficou mais gostoso do que o comprado pronto

      Vou tentar e te conto depois =D

      Excluir
  3. que caro uma panela de pressão gringa ! nao pensei que fosse tanto...
    que bom que conseguiram uma mais em conta. Parabéns !
    me diverti lendo o post.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas promoções muito boas Catherine, mas tem que ficar de olho pra achar. Comprei a minha na Zellers, mas no Walmart e no Canadian Tire costuma ter essas promoções tb.

      Excluir
  4. Em 2004 tinha um debate enorme no grupo que eu mantinha no Yahoo a respeito dessa panela. Cheguei aqui e nunca precisei. O engraçado é que as visitas brasileiras ficam encantadas com os preços das coisas aqui e acabam dando-me um montre de presentes: panela elétrica para fazer arroz, cafeteira, bibelôs decorativos para a casa, roupas, Ipad, etc. Eu acho que o pessoal pensa que sou pobre. KKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me importaria de ser considerada pobre desde ganhasse um iPadisinho no final... hahahahahahahahahahaha
      =P

      Excluir
  5. Nossa, já tive esta experiência de cozinhar no estrangeiro. É tudo diferente!!!

    Uma vez, fiz uma torta, que aqui fica uma delícia, mas o queijo que usei lá era estranho, aguado. Resultado: a torta ficou parecendo um pudim!!!

    Olha... uma dica para panela de pressão boa esta no www.gallodecor.com.br lá tem uma panela da tramontina impressionante com uma tampa revolucionária, que não dá trabalho algum para fechar.

    bjbj.

    ResponderExcluir